Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Seja um estagiário imprescindível. Força!

Seja um estagiário imprescindível. Força!
Bruno Cesar Vasconcellos
Aug. 5 - 2 min read
020

 

Sim, este é meu conselho! Além de mim que sou prova viva do título do post, já contratei e presenciei algumas dezenas de estagiários que se fizeram imprescindíveis nas rotinas de trabalho. Mas veja: ser imprescindível está totalmente conectado a ser competente. E eu digo ao pé da letra mesmo! Esforçar-se o máximo para entregar suas atividades, quiça algo a mais. 

No ano de 2008 surgiu a lei do estagiário que reduziu a minha carga horária integral de 8 horas para 6 horas. E aí, Advinha? Fui contratado! Sorte? Pra alguns, mas não neste caso. Eu era tão demandado e necessário no dia a dia da empresa que o simples fato de não estar mais lá no período da tarde, fez com que várias pessoas sentissem minha falta. Eu era tipo o "Severino", sabe? Tirava cópia, dirigia, fazia orçamentos, comprava materiais, redigia contratos, seja lá o quer for. Topava qualquer atividade para me fazer presente e útil. Sempre!

O que eu quero dizer é que o estágio é o seu teste para o mundo profissional. Não é só uma etapa educativa do processo de formação. É a chance de mostrar serviço. Mostrar vontade! Mostrar caráter!!! O que vale mais na vida? Palavras (currículo) ou atitudes (experiência)? Óbvio! 

Seja ambicioso. Use o estágio ao seu favor, não somente ao dos outros. Enquanto tira uma cópia, mantenha os ouvidos atentos, tire dúvidas com seus colegas. Pergunte! Estude! O simples fato de estar no meio ambiente profissional lhe coloca em vantagem. Já ouviu falar em Network? Saiba usá-la!  

Dê um Google! Está participando de uma reunião importante, ouviu algum termo novo e não é o momento certo de perguntar? Pesquise! Não custa nada se preparar pro dia seguinte. Tenha um pouco de autodidatismo. 

E por último: muita força de vontadeeeeeee!!! Em alguns casos, estudar pro estágio consome muito mais tempo que estudar para facul. É assim mesmo. A vida real tem muito mais a ensinar que didáticas e livros. Ninguém irá tirar de você aquilo que viu com os próprios olhos. Em algumas profissões, experiência vale muito mais que um diploma em Harvard. Resumindo: Na prática a teoria é outra. Enjoy! 

 


Report publication
    020

    Recomended for you