Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Seja cara de pau

Seja cara de pau
Leonardo Pimentel
Sep. 29 - 4 min read
000

 

Todo mundo já cansou de ouvir a famosa frase: "o não você já tem."

Por mais clichê que ela pareça,  ainda é um lema que você precisa adotar pra sua vida, ainda mais se estivermos falando sobre início de carreira. E eu vou te explicar os motivos.

O ponto principal de tudo é que as pessoas não sabem dizer não. Principalmente se está atrelado à algo emocional.

Quem nunca entrou em alguma loja e acabou comprando um produto só porque a pessoa vendedora foi extremamente simpática?

Dito isso, é muito proveitoso se você souber utilizar ao seu favor.

E isso acontece com qualquer tipo de pessoa, não é porque ela é profissional de uma grande empresa, ou porque ela é uma celebridade que isso muda, a questão é que normalmente, nesses casos, essas pessoas recebem muitas mensagens diariamente, e já estão acostumados com esse assédio.


O ponto principal de você abordar alguém, é alcançar um objetivo que você tenha traçado, seja ele qual for. 

Aprender sobre como a empresa dos seus sonhos funciona, como é a profissão que você ama no dia a dia, iniciar um projeto, construir uma parceria profissional.. enfim, as oportunidades são infinitas.

Vou focar aqui no cenário profissional, mas saiba que para todos os âmbitos da sua vida, o conceito é o mesmo.



 

Em relação à profissão, é muito mais fácil você seguir um caminho depois que ele já foi traçado. Imagina você ter que cortar a mata toda vez que fosse fazer uma trilha?

Por esse motivo, fale com as pessoas que estão nas posições que você quer estar.
Fale com os profissionais que estão nos cargos que você quer estar.
Fale com as pessoas que trabalham nas empresas que você quer trabalhar.

Fazendo isso, você pega um mega atalho pra entender facilmente o contexto como um todo, as dicas, as barreiras e tudo que envolve aquele cenário específico.

É claro que você precisa entender que não existe planejamento perfeito, ninguém vai te dar o caminho das pedras. Mas entendendo o que aquela pessoa passou pra chegar aonde está, te dará, no mínimo, uma orientação de como você deve seguir pra alcançar o mesmo patamar.



Muitos profissionais tem prazer em ajudar outros que estão em início de carreira pois sabem justamente que esse é o momento mais difícil, de indecisão, desafios e ansiedade. Aproveite essas pessoas ao máximo!

Sem falar que, naturalmente, depois de um papo com uma pessoa dessas, é muito provável que vocês criem um relacionamento um pouco mais próximo, e dessa forma o networking acontece de forma fluida. Networking esse que pode te gerar grandes frutos.

Além disso, você consequentemente também se desenvolve em diversas habilidades comportamentais durante todo esse processo.

Principalmente considerando o LinkedIn, que te dá acesso à milhares de profissionais especialistas em sua área de atuação e que estão disponíveis à um clique, desde o estagiário ao CEO.

Qual é a sua desculpa pra deixar de mandar uma mensagem agora pro profissional que você admira pra tentar bater um papo?

E não se preocupe, o não é normal, é muito mais frequente. Pra conseguir o sim da foto lá em cima, eu precisei mandar mensagem pra umas 10 pessoas, portanto, não crie expectativas. Você só precisa de um sim pra mudar completamente a sua visão sobre o que você busca entender e isso pode ser responsável por grandes transformações na sua vida.

Seja cara de pau!
 


Report publication
    000

    Recomended for you