Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Se toca, Mulher!

Se toca, Mulher!
MaJu Deolindo
out. 8 - 2 min de leitura
050

No Brasil, mais de 50 mil mulheres recebem o diagnóstico de câncer de mama por ano. No mundo, esse é o câncer que mais atinge e mata as mulheres atualmente. Tem maior incidência em mulheres a partir dos 50 anos. Casos dentro da família, maus hábitos alimentares, sedentarismo, puberdade precoce, gravidez tardia, não ter filhos ou menopausa tardia podem aumentar as chances do tumor.

Os sintomas para ficar em alerta são: inchaço na mama, nódulo endurecido, irritação na mama, vermelhidão, retração na pele ou secreção pela mama.

Conhecer o próprio corpo é importantíssimo!!!

É fundamental o estímulo para que meninas e mulheres saibam como funciona seu próprio corpo para assim saber o que é normal ou não para a saúde das suas mamas. Muitas mulheres tem vergonha de realizar o autoexame por causa da cultura de erotização do corpo feminino e sentem-se desconfortáveis.

É para tocar!!!

Segundo o INCA, 60% das mulheres descobrem o câncer de mama pelo autoexame. Com o toque é possível identificar o nódulo na região. O autoexame é muito pertinente, mas não substitui a mamografia.

É recomendado que o exame da mamografia deva ser realizado a cada dois anos para mulheres a partir dos 50 anos. E anualmente em mulheres com casos na família a partir dos 35 anos. Pois somente a partir do mesmo, o tumor poderá ser diagnosticado em estágio inicial e consequentemente os tratamentos serão menos agressivos e poderão ter aumento das chances de cura em até 95%.

Mitos sobre o câncer de mama:

Não tenho histórico familiar, nunca terei câncer de mama.

Infelizmente nenhuma mulher está imune ao câncer de mama. Uma em cada oito brasileiras de até 70 anos vai ter a doença.

Próteses de silicone podem causar câncer.

Não há relação entre câncer de mama e próteses de silicone.

O exame da mamografia é caro.

O SUS realiza esse exame e em caso de diagnóstico pode realizar todo o tratamento, medicação, cirurgias pelo mesmo.

Mamografia dói

Hoje os equipamentos para realizar o exame são mais modernos, logo, torna-se mais rápido e menos desconfortável a avaliação.

Em 1997, foi criado o outubro rosa que é uma campanha de conscientização para prevenir e alertar a população sobre esse câncer. E vai muito mais de apenas um mês no ano, nós mulheres devemos estar sempre atentas a nossa saúde.

Se toca, mulher!


Denunciar publicação
    050

    Indicados para você