Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Saúde Ambiental

Saúde Ambiental
Camila Araujo
Sep. 22 - 3 min read
010

A saúde ambiental está entre os 4 pilares de uma cultura de saúde que as empresas deviam seguir para acompanhar as mudanças do mundo.

De um lado estamos enfrentando hoje o desmatamento, perda de biodiversidade, maior urbanização e mudanças climáticas. Essas questões desafiam a nossa saúde, os nossos recursos naturais, a economia, segurança e estabilidade do planeta.

De outro, com o avanço das mídias sociais os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes, cobrando posicionamento das empresas em relação aos seus impactos no meio ambiente.

Diante disso é preciso que as empresas passem a olhar com mais cuidado para o meio ambiente, e isso envolve também a comunidade, pensando em políticas que reduzam o máximo possível seus impactos ruins, vamos dizer assim. Dois exemplos de trabalhos que ajudam a melhorar os impactos ambientais:

 

1. Logística Reversa. O aumento do consumo traz um grande aumento dos resíduos (o seu lixo) que vai parar em qualquer lugar por ai, mas muito desse lixo pode ser reciclado. É ai que entra a logística reversa, por exemplo, uma empresa que usa embalagens plásticas nos seus produtos pode promover ações com pontos de coleta para que seus consumidores possam descartar as embalagens de forma correta e em seguida a mesma se compromete a levar essas embalagens para serem recicladas.

 

2. Redução no consumo de água. Algumas empresas tiveram iniciativas de reduzir o consumo de água com campanhas internas de conscientização dos funcionários, utilizando equipamentos melhores e mais tecnológicos, realizando pesquisas e projetos para reaproveitar água e padronizando melhor os processos de produção.

Existem muitos outros exemplos sustentáveis como: redução das emissões de gases poluentes, práticas agrícolas sustentáveis, mudança de material na embalagem, utilização de energias renováveis, etc.

Cabe a empresa buscar quais são seus maiores impactos ambientais através do seu ramo de atuação e buscar formas de minimizar isso.

Deve-se tornar as práticas sustentáveis parte dos valores da empresa. Como falei no post anterior sobre diversidade, se a prática for apenas uma forma de marketing a empresa estará no caminho errado. Por isso é importante desenvolver e demonstrar as práticas de formas mensuráveis, de maneira que o público possa ver que aquela empresa realmente pratica o que diz praticar e que realmente se preocupa em fazer do mundo um lugar melhor.

Os outros 3 pilares seriam saúde dos funcionários, saúde da comunidade e saúde do consumidor, não vou entrar em cada um deles mas as empresas que entendem a importância desses 4 temas e trabalham sua cultura em cima deles melhoram seus resultados a longo prazo.

Um meio ambiente ruim traz problemas de saúde que afetam trabalhadores, comunidades e consumidores e automaticamente afeta a empresa também, como um ciclo. Percebe que está tudo interligado?


Report publication
    010

    Recomended for you