Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Saiba Sobre LIBRAS Para Não Passar Vergonha!

Saiba Sobre LIBRAS Para Não Passar Vergonha!
Lucas Pegázi
Aug. 15 - 5 min read
060

Todo mundo já ouviu falar sobre Libras e sabe que é o jeito que os surdos-mudos se comunicam, não é mesmo? ERRADO! Muito errado! De acordo com o Ministério da Educação, no Censo Escolar de 2016, o Brasil registrou, na educação básica, 21,9 mil estudantes surdos, 32 mil com deficiência auditiva e 328 alunos com surdo cegueira. Diante desse censo, como ainda existe tanta gente desinformada sobre esse assunto?

Se liga nessas dicas para não passar por situações constrangedoras. Além de aprender sobre esse novo universo, você aplica a inclusão de pessoas com deficiências auditivas.

 

O Que Significa Libras Mesmo?

Libras é a sigla que significa Língua Brasileira de Sinais e, assim como todas as outras línguas no mundo, tem suas particularidades.

 

"Essa língua é considerada tão importante para a comunidade surda e para a população em geral, pois quebra as barreiras do silêncio que limitam a comunicação entre ambos, de forma que ocorra a inclusão social."

 

A Libras não é universal, ela é brasileira! Assim como cada país tem seu idioma, cada comunidade tem sua própria linguagem, tendo diferença no nome das línguas de sinais de cada país. A língua de sinais americana, por exemplo, é a American Sign Language (ASL), a francesa é a Langue des Signes Française (LSF), que, inclusive, é dela que a nossa Libras é derivada, chegando ao país em 1857.

Sinal de frio em Libras e sinal de frio em ASL (American Sign Language).

 

A Libras Não É Mímica

Ela é considerada uma língua oficial do Brasil (sim, temos 2 línguas oficiais brasileiras!) desde 24 de Abril de 2002, através da Lei nº 10.436. Nela é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais.

 

"Muito mais do que gestos feitos para indicar objetos e ações, a língua de sinais tem características próprias com aspectos linguísticos como morfologia, sintaxe e pragmática. Ela se diferencia do português, que tem sua sonoridade específica, porque - ao invés de sons - é composta por um conjunto de expressões e movimentos percebidos pela visão."

Sinal de "Surdo" em Libras.

 

Quem aprendeu Libras sabe que a dificuldade é a mesma de aprender uma nova língua, talvez porque é exatamente isso que ela é! Ela é complexa e, assim como nossa língua portuguesa, tem um alfabeto, estrutura linguística e gramática própria. Quem faz o uso da língua pode conversar sobre qualquer assunto, afinal de contas, é uma língua tão completa assim como as outras.

Inclusive, podemos diferenciar alguns gestos/sinais da Libras dentro de uma determinada região do país. Assim como nosso sotaque e palavras que variam dependendo da região, eles também têm essa variação linguística. No Sudeste falamos aipim, no Nordeste se fala mandioca ou macaxeira. Dependendo do lugar onde se está, é preciso saber qual gesto fazer para se comunicar da forma adequada, parecido com a questão das línguas de sinais fora do Brasil.

 

Mitos Sobre a Língua de Sinais

Como poucas pessoas têm as informações necessárias sobre a língua de sinais, muitos mitos foram criados pela ignorância e pela repressão feita a estas línguas no passado.

  • Todo surdo é mudo - essa não é uma afirmação correta, já que a maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento. O que acontece é que essas pessoas não aprenderam a falar. Chamamos de surdos oralizados os surdos que desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.

 

  • Os surdos estão sempre irritados - muitas vezes é preciso intensificar os gestos/sinais para expressar a palavra como ela quer ser entendida. Essa certa intensidade pode parecer uma briga numa conversa de surdos, mas na verdade eles provavelmente só estão expressando algo mais intenso.

 

  • Todo surdo sabe a língua de sinais - infelizmente, não é verdade. Alguns surdos não tiveram a oportunidade de estudar numa escola especializada para eles, entre outros motivos.

 

  • Todo surdo sabe ler lábios - primeiro que, para se saber o que está sendo falado é preciso conhecer todas as palavras da língua falada. Normalmente os surdos não aprendem a língua falada, fora os casos de quem ficou surdo depois de ter aprendido. De fato, ler lábios é uma técnica, e nem todas as pessoas conseguem ler.

 

 


Referência:

CRISTIANO, Almir. O Que Significa Libras? libras.com.br, 2017. Disponível em: https://www.libras.com.br/o-que-significa-libras. Acessado em: 14/08/2020

CRISTIANO, Almir. Mitos Sobre a Língua de Sinais libras.com.br, 2020. Disponível em: https://www.libras.com.br/mitos-sobre-a-lingua-de-sinais. Acessado em: 14/08/2020

BANDEIRA, Karina. Libras: A Palavra Está Nas Mãos Univeritas UNG, 2018. Disponível em: http://www.ung.br/noticias/libras-palavra-esta-nas-maos. Acessado em: 14/08/2020


Report publication
    060

    Recomended for you