Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Saiba se comunicar de forma eficaz

Saiba se comunicar de forma eficaz
Gabriel Santos
Sep. 15 - 3 min read
000

Todos nós sabemos que a comunicação é essencial. De acordo com dicionário, comunicação significa "ação ou efeito de comunicar, de transmitir ou de receber ideias, conhecimento, mensagens etc., buscando compartilhar informações.". Mas, em muitos casos, quando a comunicação não é clara, surgem os ruídos. A gente pode definir ruído como uma ação que interferiu no ato comunicativo, para ficar mais claro, vou dar um exemplo. Com certeza você já brincou de telefone sem fio alguma vez na sua vida, certo? Sabe quando a frase inicia de uma forma e quando chega a vez do último participante falar, ela está totalmente distorcida? Então, durante aquele momento houve um ruído (algum barulho externo, a pessoa falou baixo demais etc.).

Durante uma conversa no ambiente de trabalho os ruídos devem ser extintos. Por isso, ao falar, tente ser o mais claro e objetivo possível, se estiver como ouvinte, sane todas as dúvidas para que você consiga executar com êxito o que está sendo pedido. 

Além disso, um outro fator importante que deve ser levado em consideração são os níveis de linguagem. Na língua portuguesa nós temos os seguintes níveis: linguagem culta; coloquial/informal e a vulgar. 

1) Linguagem culta

A linguagem culta é a que mais se aproxima do que denomina-se como padrão. Nesse nível de linguagem nós não usamos gírias, abreviações e palavrões. Sendo assim, nos comunicamos de acordo com a gramática da língua portuguesa, fazendo as devidas colocações, concordâncias etc. 

2) Linguagem coloquial/informal

Esse nível de linguagem já nos permite fazer o uso de gírias, abreviações e agir com mais informalidade, como o próprio nome já diz. De uma maneira geral, não costumamos fazer uso desse tipo de linguagem no ambiente de trabalho, mas tudo varia de acordo com a identidade da sua empresa. 

3) Linguagem vulgar

O excesso de gírias pode ser caracterizado como uma precariedade vocabular. Ou seja, é quando a pessoa não possui um vasto repertório de palavras e acaba se comunicando com muitas gírias. Esse tipo de linguagem deve ser evitado no ambiente de trabalho. Caso o seu ambiente de trabalho seja bem descontraído, procure fazer uso do nível citado anteriormente (coloquial/informal). 

No nosso programa de aceleração de carreira nós temos um módulo que fala especificamente sobre comunicação eficaz, há muitas dicas incríveis para que você seja o mais assertivo possível ao falar. Se você não sabe do que eu estou falando, é só clicar aqui


Report publication
    000

    Recomended for you