[ editar artigo]

Saiba como se destacar no painel com os gestores

Saiba como se destacar no painel com os gestores

Se você foi convocado para essa etapa é porque já passou por outras fases importantes, se destacou e está avançando no processo.

Mas afinal, o que é painel de negócios/gestores durante o processo seletivo?

O painel é uma simulação de uma situação prática bastante parecido com a dinâmica, acontecendo costumeiramente após essa etapa, mas a grande diferença é que na dinâmica geralmente você é analisado pelo RH, onde eles estão buscando, preferencialmente, conexão com o fit cultural da empresa e questões comportamentais. Já nos painéis, tem a presença dos gestores e dos líderes e isso muda total a visão do processo, inclusive a régua de análise.

Nesta etapa ele vão analisar as suas visões de uma área específica na qual você poderá trabalhar e da necessidade deles do negócio, realizando testes para analisar como você seria no dia a dia, com situações típicas de rotina da empresa, individualmente ou em grupo.

Gestores costumam ser mais críticos que o RH, então poderá ter perguntas mais desafiadoras e a expectativa são de respostas bem elaboradas, embasadas e com questionamentos de noções do mercado.

Um fato curioso é de todos serem competentes para a vaga, deixando o estudante mais nervoso por estar com concorrentes diretos. Por isso, é essencial ser você mesmo e seguir as dicas para ficar mais próximo da tão sonhada vaga:

1- Prepare uma apresentação pessoal;

A primeira dica pode parecer um pouco clichê por ser necessário nas primeiras etapas do processo, mas na etapa do painel também é comum que os gestores peçam aos candidatos se apresentem brevemente. Eles querem te conhecer e entender o quanto seu perfil e objetivos profissionais dão o famoso "match" com a empresa. 

2 - Conheça o negócio;

Mercado, concorrentes e produtos da companhia. Entenda a realidade, quais são seus atuais desafios e oportunidades. Pesquise MUITO e absorva tudo o que conseguir. Ah, e não esqueça de anotar para estudar.

3 - Se prepare para as possíveis questões;

Provavelmente suas soluções serão questionadas de maneira incisiva pelos gestores e é importante que saiba defendê-las com bom senso. Lembre-se da dica anterior que, quanto mais informações tiver sobre a organização, mais fácil será para avaliar e reter os seus pontos levantados.

4 - Exponha a sua forma de pensar;

É legal mostrar como chegou aquelas conclusões e qual foi a sua linha de raciocínio, o que levou em consideração e o que foi prioridade. Também não tenha medo de inovar e de apresentar soluções criativas e fora da caixa. Autenticidade ainda é uma soft skills relevante para um mercado que muda constantemente de acordo com o mundo.

5 - Trabalhe em equipe;

Se esta etapa for em grupo, é importante que mostre que realmente trabalhe em equipe. Leve em consideração a ideia de outras pessoas, debata, argumente, se esforce para chegarem à melhor solução possíveis juntos dentro do respeito e empatia.

Agora que você já está ciente das dicas, me conta aqui o que achou ou se você já passou por essa experiência ⬇️

Se você conhece alguém que se interessaria por esse tema, já compartilha este artigo!

Até a próxima!
ref.: rhportalepós,estagsenio

Comunidade do Estágio
Thaís Martins
Thaís Martins Seguir

Graduanda em Gestão de Recursos Humanos e Colunista oficial da Comunidade do Estágio. ____________________________________ 📩 thaiss-martins@hotmail.com LinkedIn: Thaís Martins

Ler conteúdo completo
Indicados para você