Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

RH 4.0

RH 4.0
Kaevylin Silva
Aug. 24 - 2 min read
020

O RH 4.0 é a nova versão dos Recursos Humanos, estruturada em estratégias que prezam pelo engajamento e satisfação dos colaboradores.Dessa forma, as ações e tomadas de decisões são baseadas em dados. Ou seja, o crescimento de tecnologias

A gestão e os processos organizacionais serão totalmente virtuais. Isso gera diversos impactos positivos no ambiente de trabalho, como mais sustentabilidade e menos burocracia.

Assim como os demais setores, o RH também vive o seu momento 4.0.

Máquinas farão os cálculos das folhas de pagamento, sem papelada. O registro dos profissionais estará em arquivos em nuvem. Rescisões serão resolvidas com uma flag no e-mail, e as homologações serão 100% digitais, sem necessidade de deslocamento.

Nele, o foco é no uso inteligente das ferramentas tecnológicas. Não basta implementar um novo software, é preciso haver uma mudança na forma como os processos são realizados e no papel que os profissionais cumprem em relação ao negócio.

Com tantas mudanças, é natural que os líderes também tenham que se adaptar. Mais do que nunca, promover uma cultura colaborativa trará muito mais resultados que insistir em controle e hierarquia.

Os gestores devem aprender a lidar com a nova geração de trabalhadores, que têm perfil muito mais tecnológico do que qualquer outra. Adaptar-se ao RH 4.0 pode não ser uma tarefa fácil. Afinal, muitos processos e hábitos tradicionais estão sendo profundamente alterados nessa revolução. 

Por causa das novas tecnologias, o profissional de RH ganhou novos desafios. Com as mudanças do mercado, o perfil analítico e estratégico se tornou essencial para lidar com as adversidades do setor.

Em outras palavras, aquela velha ideia de que RH é feeling deixou de ser verdade. Entretanto, adquirir o perfil analítico e baseado em dados nem sempre é um tarefa fácil. Afinal, somos incentivados a ter medo da matemática desde a época da escola.

Mas nem tudo está perdido! O mercado está repleto de cursos rápidos que capacitam os profissionais a aprenderem essa habilidade. Um exemplo são cursos de People Analytics que ensinam análises de indicadores qualitativos e quantitativos.

Sendo assim, o RH 4.0 veio para mostrar que o setor de Gente e Gestão deixou de ser feeling para se tornar analitycal.

 

gostaram? 

Qual a sua opinião sobre o RH 4.0?


Report publication
    020

    Recomended for you