Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Resenha do Livro - Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso

Resenha do Livro - Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso
Rayssa Silva
Sep. 22 - 3 min read
030

Olá AUtodidatas, como estão? 🤩

Hoje venho falar sobre um livro que aborda um tema muito necessário nos dias de hoje, o FOCO. Então... FOCA AQUI!

Atualmente, estamos inseridos em um contexto de intenso fluxo de informações, as quais são disponibilizadas a todo momento e isso contribui para a perda de concentração. O resultado disso é passar mais tempo em distrações e deixar de fazer o que seria necessário.

É este o contexto do livro "Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso", escrito pelo psicólogo e jornalista Daniel Goleman.

O autor argumenta que a atenção se assemelha a um músculo, ou seja, se não for utilizada, vai se enfraquecendo, caso contrário, se exercitada, vai ficando cada vez mais fortalecida. Ele também disserta que é a habilidade de se concentrar que dividem aqueles que alcançam o sucesso dos que não o alcançam, pois focam no que é necessário para aumentar seu desempenho.

Por isso a importância de desenvolver esta competência, sobretudo na atual situação que vivemos, repleta de distrações.

Segundo o autor, possuímos dois sistemas mentais bem separados, o que ele chama de atenção superior e inferior. 

" A mente de baixo para cima é: mais veloz em tempo cerebral, que opera em milissegundos; involuntária e automática: está sempre ligada; intuitiva, operando através de redes de associação; impulsiva, movida pelas emoções; executora de nossas rotinas habituais e guia de nossas ações; gestora de nossos modelos mentais do mundo. Em contrapartida, a mente de cima para baixo é: mais lenta; voluntária; esforçada; a sede do autocontrole, que pode (às vezes) suplantar rotinas automáticas e anular impulsos com motivações emocionais; capaz de aprender novos modelos, fazer novos planos e assumir o controle do nosso repertório automático — até certo ponto."

Outro ponto interessante que destaco no livro, é quando nossa mente está divagando, ou seja, quando estamos distraídos, "viajando na maionese". O autor afirma que quando estamos assim, tais pensamentos são voltados para o "eu" e nossas próprias preocupações.

"Não é a conversa das pessoas ao nosso redor que tem mais poder de nos distrair, mas a conversa da nossa própria mente. A concentração absoluta exige que essas vozes internas se calem. Comece a subtrair setes sucessivamente de cem e, se mantiver o foco na tarefa, sua zona de conversa ficará em silêncio."

Este livro explica bem como é o funcionamento do cérebro humano em relação à atenção e oferece uma compreensão sobre o impacto das tecnologias na sociedade.

🎇 Espero que gostem e fica a recomendação de leitura! 🤓


Report publication
    030

    Recomended for you