“À medida que o mundo fica mais incerto, é cada vez mais difícil prever o futuro. Os métodos antigos de administração não estão à altura da tarefa. Planejamento e previsão são precisos apenas quando baseados num histórico operacional longo e estável, e num ambiente relativamente estático. Startups não têm nenhum dos dois.” - Eric Ries
A frase acima explica a base do método conhecido como “The Lean Startup”, ou Startup Enxuta. O livro homônimo (2011), escrito por Eric Ries, se tornou a bíblia das Startups. O modelo e os princípios defendidos na obra inauguraram uma nova forma de se administrar, baseando-se em ciclos de iteração e aprendizado validado através de testes.
O autor defende que em cenários muito dinâmicos e instáveis, como o de Startups, não se pode focar em planejamento e preditividade, mas sim em validar hipóteses construindo, medido e aprendendo para aprimorar o produto/empresa e responder melhor às expectativas dos clientes.
O principal exemplo usado pelo autor é o IMVU, um projeto no qual ele mesmo trabalhou e depois de muitas mudanças de rota (pivotagem) alcançou sucesso. Foi justamente essa experiência que inspirou Eric Ries a escrever “A Startup Enxuta”.
O ponto alto de toda a obra é o modelo Lean Startup baseado nos seguintes passos:
1- Construir;
2- Medir;
3- Aprender.
Essa nova visão revolucionou o cenário das Startups e, por isso, o livro é de leitura obrigatória para quem quer entrar nesse mundo. Até mesmo para quem não pretende trabalhar com Startups a leitura é recomendada, pois o livro pode trazer bons insights para práticas modernas de se construir coisas novas no mundo empresarial.
Boa leitura!