Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Redes sociais e seus impactos no comportamento humano

Redes sociais e seus impactos no comportamento humano
Anna Clara Ouverney da Silva Santos
Feb. 23 - 3 min read
030


Vocês já perceberam o quão difícil é estar desconectado hoje em dia? Quanto tempo vocês já conseguiram ficar sem ver o seu celular? Você é o “ativo” ou o “low profile”?

Pois é, cada vez mais ficamos mais conectados e consumimos mais conteúdo online. Devido a isso, o celular virou companheiro inseparável, vai do banheiro à cozinha, à cabeceira da cama. Mas é importante comentar sobre os problemas causados pelo uso excessivo e, mais que isso, muitos já sentem os sinais no corpo, mente e jeito de agir e viver.

Por exemplo, estamos tão inseridos e recebendo estímulos de informações, vídeos, fotos e estilos de vida de outras pessoas, que nos espelhamos e construímos um “perfil” com base nisso. A validação externa acaba sendo incluída na nossa rotina, e consequentemente com isso é gerado mais ansiedade, diminuição da auto-estima, insatisfação com o nosso “eu”, depressão, entre outros fatores emocionais e físicos.

Essa validação é mostrada no episódio “Queda-Livre” da série norte-americana “Black Mirror”, no qual mostra que as pessoas se avaliam entre estrelas de 0 a 5, e essa avaliação impacta na forma e no jeito como as pessoas são aceitas na vida real. Logo, quanto maior a sua nota, mais bem-visto e mais privilégios você terá, como: melhor moradia, melhor emprego, mais amizades, entre outros.

Ligando a nossa vida real e como já falado antes, atualmente, as rede social são baseadas exatamente nisso: likes. Quanto mais curtidas, mais comentários e mais amigos você tiver, mais as pessoas te olharão de uma melhor forma e mais irão querer te acompanhar. Ou seja, quanto mais uma pessoa posta fotos bonitas e vídeos felizes, mais outras pessoas tendem a fazer o mesmo e mostrar um estilo de vida que nem sempre condiz com a realidade.

O impacto desse episódio foi tão grande, que o CEO do Instagram levou como inspiração para criar um meio na plataforma de esconder o número de likes, para assim prezar o bem-estar e a saúde mental dos seus utilizadores.

Resumidamente, é importante salientar que as redes sociais têm um impacto muito grande sobre o comportamento humano. Mas, sobretudo são plataformas que também dão oportunidades para pessoas e negócios, para que consiga ligar diferentes pessoas, dar voz e cara a diferentes ideais, conhecer o público e seus clientes, diminuir preconceitos, encontrar pessoas com interesses comuns, entre outros. E assim como qualquer outra ferramenta, o uso excessivo é prejudicial, e cabe a cada um entender seus limites e pondera-lo.




Report publication
    030

    Recomended for you