Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Qual sentido o trabalho tem na sua vida?

Qual sentido o trabalho tem na sua vida?
Laís Santiago
Oct. 29 - 4 min read
010

 

Fala galera! Tudo de boa?

Em pleno século XXI, o sentido da palavra trabalho é outro, podemos até arriscar em dizer, que de pessoa para pessoa, tenha um sentido diferente mesmo. Hoje em dia, já vemos muitos falando do fim do emprego como conhecemos, se afastando daquele conceito antigo de Taylor e Ford.

Até aí, tudo normalzinho né?

Mas já parou para refletir, a maneira como nossos pais e avós se referem ao trabalho?

Muitos da geração Y e Z também herdaram maneiras muito parecidas de falar desse assunto, e isso envolve  palavras que usamos até hoje, e outras mais atuais. Além é claro, da influência que sofremos dos nossos ascendentes dentro desse contexto.

Já se ligaram que nenhuma delas são positivas?

Se já, me conta nos comentários, o que fez você perceber isso? E o que fez com essa informação?

Já procuraram as origens das palavras que usamos como ''sinônimos'' populares, para falar de trabalho?

Agora caso não, vem que vem!!

Tudo começa quando procuramos saber da etimologia da palavra trabalho.

A origem vem da palavra tripalium que  era formado por três paus, espécies de estacas, utilizado para torturar os escravos na antiguidade. Depois,  passou a designar também o instrumento utilizado pelos agricultores para cultivar plantações, algo parecido com a  enxada, que temos hoje em dia.

Há relatos que esse tripalium já existia no seculo 8 A.C., durante o período romano ele foi bastante utilizado e nem preciso dizer para que né?!

A palavra é composta por "tri" (três) e "palus" (pau), o que poderia ser traduzido por "três paus".  Daí surgiu o termo tripaliare (ou trepaliare), que significava acometer alguém ao tripalium.

O negócio era louco demais, depois dessa explicação, já  conseguimos respostas para muita coisa né?

                                                                             

Trazemos nas falas esse passado, muita das vezes sem saber o motivo real, essa maneira dolorosa de se relacionar e falar a respeito de trabalho, vem dessa treta aí galera.

Precisamos ressignificar esse contexto que temos ainda nos dias de hoje, por mais que nos deparemos com realidades bem complicadas de relações de trabalho, que também deriva dessa coisa toda, em pleno tempos modernos e tecnológicos.

Triste demais, mas hoje muita coisa depende de nós mudarmos, e  para melhor!

Quando falamos de trabalho geralmente usamos os seguintes sinônimos:

  • " Vou para labuta". (labor + luta)
  •  "Estou  vindo da ralação".
  • " Arrancaram meu couro hoje."

Compartilha comigo, outras palavras que vocês e suas famílias usam para falar de trabalho.

A intenção aqui é trazer reflexão, somente. Entender essa relação de dor e sofrimento que muitos têm com o trabalho e que se arrasta até hoje. Mas também entender, que existem exceções da regra, e que isso vem aumentando a partir do momento, que  a saúde física e mental vem passando a ser prioridade, a felicidade no trabalho, o propósito de vida, a atenção voltada para as escolhas profissionais e por aí vai...

Vendo desse forma já conseguimos observar que também evoluímos bastante.

Nós, profissionais da orientação profissional e carreira, utilizamos para fazer os orientandos refletirem  a respeito desse tema ,o brainstorming ou tempestade de ideias como é  popularmente conhecido. Justamente para que eles  coloquem as palavras que vêm na cabeça no papel  e começarem a pensar a respeito.

O conceito da palavra trabalho, pode sim,influenciar em nossas escolhas profissionais ,como olhamos, avaliamos o mercado de trabalho assim como oportunidades inseridas nele.

Fiquem atentos!

Seguem algumas fontes que ajudam a entenderem melhor, o que citei por aqui:

                                                                              

 

Utilize essa ferramenta você também!

Inté...

 

#sempretorcendopornoiz

 

 

 

 

 


Report publication
    010

    Recomended for you