[ editar artigo]

Qual importância da Iniciação Científica na carreira do universitário?

Qual importância da Iniciação Científica na carreira do universitário?

Bom, para começar vamos relembrar o que é a Iniciação Científica(IC) e qual seu objetivo.

A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas universidades brasileiras em diversas áreas do conhecimento.

Seu objetivo é fomentar a pesquisa científica, viabilizando a produção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que permitam a iniciação do aluno no campo da pesquisa.

A Iniciação Científica faz com que o aluno tenha contato com o universo acadêmico, enriqueça o currículo lattes, contribua com a pesquisa e a ciência na universidade, além de manter contato mais próximo com professores que pode te ajudar a iniciar uma carreira acadêmica, como um mestrado ou doutorado, por exemplo.

Aliás, estimativas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações apontam que os alunos que fazem iniciação durante a graduação têm 2,2 vezes mais chances de completar um mestrado. 

Quais são as vantagens de fazer uma Iniciação Científica?

Preparação para o TCC

Participar da iniciação é uma excelente maneira de fazer a preparação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Afinal, o programa permite que o aluno tenha contato com novas teorias, aprenda a desenvolver técnicas de pesquisas e consiga produzir um artigo seguindo as normas da Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT).

Ademais, muitos alunos utilizam o projeto da iniciação como tema para o trabalho de conclusão, já que a pesquisa foi iniciada e há familiaridade com o assunto.

Mais facilidade em uma pós-graduação

Outro benefício para o estudante é a maior facilidade em adaptar-se à rotina de uma pós-graduação, justamente por já possuir um conhecimento prévio acerca dos procedimentos básicos para a realização de uma pesquisa, essenciais na modalidade Strictu Sensu, que compreendem as modalidades de mestrado e doutorado.

Desenvolvimento pessoal e profissional

Produzir uma pesquisa também é uma excelente maneira de promover desenvolvimento pessoal e profissional. Como isso é possível? Simples. Ela fará com que o aluno tenha pensamentos mais críticos e isso certamente impactará nas duas esferas de sua vida.

Ademais, a pesquisa fará com que o aluno tenha contato com outros profissionais que atuam na academia e isso é uma ótima oportunidade de promover networking.

Experiência

Outra vantagem que deve ser levada em consideração por quem ainda está em dúvida sobre iniciar o programa é que ele proporcionará uma experiência a mais para o currículo comum e Lattes. 

 

Comunidade do Estágio
Helen Karen Souza
Helen Karen Souza Seguir

Helen, 21 anos, estudante de engenharia mecânica que gosta de cálculo, louca dos planejamentos, aprendiz de gaita, fã de cachorro, atleta de corrida... Nada mais sou que um ponto fora da curva. Gosto de tudo que é diferente e do que me desafia.

Ler conteúdo completo
Indicados para você