Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Qual importância da Iniciação Científica na carreira do universitário?

Qual importância da Iniciação Científica na carreira do universitário?
Helen Karen Souza
abr. 23 - 2 min de leitura
000

Bom, para começar vamos relembrar o que é a Iniciação Científica(IC) e qual seu objetivo.

A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas universidades brasileiras em diversas áreas do conhecimento.

Seu objetivo é fomentar a pesquisa científica, viabilizando a produção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades que permitam a iniciação do aluno no campo da pesquisa.

A Iniciação Científica faz com que o aluno tenha contato com o universo acadêmico, enriqueça o currículo lattes, contribua com a pesquisa e a ciência na universidade, além de manter contato mais próximo com professores que pode te ajudar a iniciar uma carreira acadêmica, como um mestrado ou doutorado, por exemplo.

Aliás, estimativas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações apontam que os alunos que fazem iniciação durante a graduação têm 2,2 vezes mais chances de completar um mestrado. 

Quais são as vantagens de fazer uma Iniciação Científica?

Preparação para o TCC

Participar da iniciação é uma excelente maneira de fazer a preparação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Afinal, o programa permite que o aluno tenha contato com novas teorias, aprenda a desenvolver técnicas de pesquisas e consiga produzir um artigo seguindo as normas da Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT).

Ademais, muitos alunos utilizam o projeto da iniciação como tema para o trabalho de conclusão, já que a pesquisa foi iniciada e há familiaridade com o assunto.

Mais facilidade em uma pós-graduação

Outro benefício para o estudante é a maior facilidade em adaptar-se à rotina de uma pós-graduação, justamente por já possuir um conhecimento prévio acerca dos procedimentos básicos para a realização de uma pesquisa, essenciais na modalidade Strictu Sensu, que compreendem as modalidades de mestrado e doutorado.

Desenvolvimento pessoal e profissional

Produzir uma pesquisa também é uma excelente maneira de promover desenvolvimento pessoal e profissional. Como isso é possível? Simples. Ela fará com que o aluno tenha pensamentos mais críticos e isso certamente impactará nas duas esferas de sua vida.

Ademais, a pesquisa fará com que o aluno tenha contato com outros profissionais que atuam na academia e isso é uma ótima oportunidade de promover networking.

Experiência

Outra vantagem que deve ser levada em consideração por quem ainda está em dúvida sobre iniciar o programa é que ele proporcionará uma experiência a mais para o currículo comum e Lattes. 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você