Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Qual é o objetivo de um estágio?

Qual é o objetivo de um estágio?
Fernanda Nogueira
ago. 31 - 3 min de leitura
010

Quando estamos na faculdade, nos deparamos com um desafio a cada dia. São infinitos trabalhos, novas descobertas e muitos problemas que temos que resolver sozinhos. Nós aprendemos bastante com tudo isso, e internalizamos que esse é o período de maiores aprendizados de nossas vidas, é por isso que muitos de nós se interessam  relativamente cedo pelas vagas de estágio.

A proposta de um estágio é justamente um aprendizado na prática dentro da área em que estamos estudando, e por isso as empresas podem abrir essas vagas para jovens universitários provarem um pouco de suas futuras profissões e exercitar  tudo aquilo que aprendem dentro da sala de aula.  Segundo o Blog dos Estagiários, por lei as empresas podem possuir até 20% de seu corpo de funcionários compostos por estagiários, os quais só podem realizar 6 horas diárias de trabalho.

Na realidade as empresas podem abrir essas vagas para aprendizado mas elas também não vão abrir mão de um trabalho bem feito dentro do departamento escolhido para receber esse estagiário novo. Nós como jovens, devemos estar lá para praticar, além de aprender e absorver os ensinamentos advindos da prática como se estivessemos em sala de aula com os professores e sempre tentar fazer o melhor dentro das nossas responsabilidades.

Segundo o site Andragogogia  Brasil, especializado em educação para adultos, dentro das salas de aula, já é comprovado que a aprendizagem pela prática é muito mais eficaz para quem já é adulto, pois tudo aquilo dado em teoria é exercitado pelo cérebro, o qual no começo pode oferecer resistência para aprender, uma vez que isso simboliza para o organismo um gasto extra de energia, mas ao praticar cada vez mais, nós fixamos o conteúdo  por um longo tempo.

Quando colocamos conhecimentos em prática nosso cérebro tende a absorver melhor o conteúdo ao invés de apenas decorar. Por isso, as vagas de estágio não oferecem remunerações como trabalhadores dentro da CLT, pois os jovens estariam sendo remunerados com uma bolsa-auxílio, para incentiva-lo a continuar dentro da vaga, e por ventura poderá, sem obrigação estabelecida por lei, oferecer benefícios extras, como vale transporte e vale alimentação/refeição.

Portanto, você que ainda não encontrou a sua vaga de estágio ideal, ou por ventura veio para nessa publicação para saber mais sobre qual é a proposta de um estágio, sinta-se livre para sempre questionar-se se determinada proposta de estágio está cumprindo com o objetivo que é o de ensinar, e oferecer a oportunidade de praticar conteúdos acadêmicos da sua área de formação. Afinal, o estagiário não está sendo remunerado como um profissional, portanto, não poderá fazer horas extras, e qualquer tarefa que atrapalhe suas aulas não podem ser aceitas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você