Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Qual a Importância do Networking na Vida Acadêmica?

Qual a Importância do Networking na Vida Acadêmica?
Lucas Pegázi
Sep. 18 - 5 min read
060

Os universitários geralmente são sempre cheios de ideias e imaginações de um futuro depois da formatura, não é mesmo?

Então que tal anotar todas essas ideias e realizar um projeto AGORA? Quanto antes, melhor! Na faculdade é onde mais se tem possibilidades de conhecer pessoas de diversas culturas, diversas áreas com pensamentos mais distintos e variadas fontes de conteúdos! Sabia que várias empresas e Startups surgiram de projetos de faculdade? Sem falar nas bandas que começaram com amigos universitários e ficaram super famosos! Então por que não aproveitar esse MOMENTO ÚNICO?

Olha, vou usar minha própria experiência acadêmica como história de como aproveitar esse universo acadêmico a seu favor. Nem me formei ainda, mas você vai entender o que quero explicar rs.

denver nuggets basketball GIF by NBPA

Meu namorado entrou pra faculdade antes de mim. Ele começou a estudar Farmácia, na UFRJ, em 2017, e num primeiro momento comecei a ir com ele. Não para assistir às aulas, mas para ir às festinhas, claro! haha. Porém, nesse tempo que frequentava a UFRJ com ele, conheci muitas pessoas do curso de farmácia. Claro que nas festinhas ia gente de todos os cursos e fazíamos amizades com elas também, mas ficávamos mais próximos da galera da turma dele mesmo. E, assim, nem da faculdade eu era, mas já conhecia boa parte dos alunos, de tanto que eu estava presente lá. Tinha gente que até acreditava que eu também cursava farmácia, porque foram se passando os períodos e eu continuava a frequentar.

Quando entrei pra faculdade, IBMR (glória a Deus), em 2019, percebi uma certa diferença. As faculdades particulares, diferente das públicas, mesclam os cursos de acordo com as matérias e as salas de aula 😱

oh my god omg GIF

Por exemplo: Eu (Lucas) estudo Comunicação e Marketing (amém), minha amiga Paty estuda Recursos Humanos e meu amigo Rafael estuda Administração. Ambos temos em nossa grade a matéria de Fundamentos da Administração. Estudamos essa matéria juntos, por 1 período, e só! Nunca mais tivemos aulas juntos! Só nos falávamos por Whatsapp ou quando nos encontrávamos pelos corredores da faculdade. Pensa na tristeza da pessoa que estava criando expectativa de fazer amigos together forever na faculdade😭

Já na UFRJ, a turma que entra junto estuda junto até se formar! Meu namorado estuda com as mesmas pessoas desde que entrou na faculdade, tirando aquelas que repetiram de matéria e atrasaram o curso. Mesmo ele tendo aula de Bioquímica e os alunos de Nutrição também tendo essa mesma matéria, a faculdade não junta as turmas porque, a Bioquímica de Farmácia vai ser mais voltada para o uso que a farmácia vai focar mais, e a Bioquímica de Nutrição vai focar mais no que os profissionais de nutrição vão precisar mais! Olha isso!

Quando percebi essa diferença, confesso que fiquei um pouco chateado. Pois também queria fazer amizade de faculdade pra estudar junto, sair junto, se formar junto e tal (a pessoa é super carente). Até faço amizade na faculdade, mas é diferente o contato e o relacionamento com alguém que vai estudar com você o curso inteiro e alguém que vai estudar com você apenas algumas matérias.

Enfim, olhando pelo lado positivo, enxerguei uma oportunidade que talvez a galera de faculdade pública não tenha. NETWORKING! Claro que eles conhecem pessoas de outros cursos também, mas eu, estudando comunicação e marketing numa faculdade particular, estudo e passo pelo menos 1 período inteiro com alunos de RH, de Administração, de Direito, de Economia e de um monte de outros cursos! A oportunidade de fazer um projeto dentro da própria sala de aula é muito maior! O Facebook mesmo foi um projeto de faculdade. Então olha quantas chances de seu projeto também dar certo!

Agreed Misha Collins GIF

OBS: não estou querendo dizer que faculdade particular é melhor que pública, nem vice-versa, cada faculdade tem os seus prós e contras. Todos sabemos que as faculdades públicas têm um peso enorme e são consideradas as melhores do Brasil né. Só estou dando um exemplo de minha própria história e como vi um lado positivo nessa questão de estudar em turmas com diversos cursos variados.

Então não deixe de fazer seu Networking e se reunir com seus amigos para discutir assuntos acadêmicos e/ou de trabalho! Reúnam-se em cafés, bares ou restaurantes, além da Faculdade! Isso agrega confiança e aumenta a amizade 😉

O Google e a Microsoft também são exemplos de empresas que trabalham com seus funcionários em ambientes confortáveis, com jogos, música e até bebidas. Tudo isso para despertar a criatividade. Daí quando eles têm ideias, fazem o brainstorm e vão montando o projeto juntos!


Report publication
    060

    Recomended for you