Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Qual a diferença entre estágio e trainee?

Qual a diferença entre estágio e trainee?
Leonardo Pimentel
Sep. 30 - 2 min read
000

 

O estágio é direcionado para estudantes de ensino técnico ou superior e tem o intuito de colocar em prática conteúdos apresentados pela universidade, para que o estagiário consiga vivenciar o dia a dia da área de atuação escolhida. Geralmente, o estágio é a primeira experiência profissional, dito isso, não exigem experiência prévia. Além disso, a carga horária máxima varia de 20 horas semanais até 30 horas semanais.

O trainee é um programa de aprendizado e treinamento para desenvolvimento de lideranças e é direcionado para profissionais recém-formados ou estudantes de último ano de graduação. Não é necessariamente exigido experiência profissional, porém, é um alto diferencial, e é exigido que o candidato tenha uma maior maturidade profissional. Além disso, a carga horária máxima é de 40 horas semanais.

Dessa forma, fica mais fácil escolher em qual se candidatar, certo?

O estágio é basicamente a teoria aplicada na prática para estudantes que querem conhecer inicialmente o mercado e suas áreas de atuação e você deve se candidatar se estiver em início de carreira, com poucas experiências e buscando conhecer as rotinas profissionais.

O trainee é um programa de desenvolvimento de líderes, é um treinamento intensivo, onde normalmente acontece o job rotation. Você deve se candidatar se já tiver alguma ou algumas experiências profissionais e uma maior maturidade quanto a sua carreira.

Durante a sua carreira, você terá oportunidades de participar de ambos os programas, mas o ideal é criar um plano de carreira para saber em quais momentos da sua vida de estudante e de recém-formado fará mais sentido se candidatar em tais programas.

Para conquistar um estágio, um bom diferencial no currículo é participar de núcleos estudantis e universitários, como grêmios, diretórios acadêmicos, empresas juniores e etc. Caso a sua Instituição de Ensino não possua tais projetos, você pode também participar de trabalhos voluntários. 

Para conquistar uma vaga trainee, você precisará ter suas habilidades comportamentais muito bem desenvolvidas pois elas serão avaliadas durante todo o programa, portanto, autoconhecimento é a chave. Além disso, é interessante também que você possua proficiência em outros idiomas, principalmente o inglês. Experiências profissionais, experiências extracurriculares e intercâmbios também serão muito bem vistos.

Se você estiver se candidatanto pra vagas de estágio, a Academia do Universitário é o lugar certo! :)
 


Report publication
    000

    Recomended for you