Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Precisamos falar sobre a Síndrome do Impostor

Precisamos falar sobre a Síndrome do Impostor
Vinicius Flores
Aug. 6 - 2 min read
010

Você é uma farsa! Alguém vai descobrir que você não sabe! Esse projeto não vai dar certo! Realmente merecia essa oportunidade?

Essas são frases que ecoam na mente de muitos hoje em dia, a síndrome do impostor pode ser algo que nem todos levam a sério, mas precisamos sempre está atentos e o principal, avaliar se estamos nessa situação.  

A síndrome do impostor é mais presente nos jovens e com mais acesso a internet, e conhecimento acaba que essas questões se potencializam. Vou listar aqui alguns pontos que são bem comuns em quem possui essa síndrome.

Autossabotagem:

Perca de interesse em concluir alguma tarefa ou projeto, acreditamos que nunca irá dar certo então nem se esforçar conseguir.

Procrastinação:

Deixar tudo para ultima hora, adiantar ao máximo para evitar feedback .

Comparação:

Sempre achar a “grama do vizinho mais verde” se colocar no lugar de inferioridade e nunca se comparar em questão positiva.

Agradar em excesso:

Sempre se sentir culpado, pedir desculpas demais e forçar uma postura e simpatia que agrade todos.

 Há um tempo me colocava sempre na dúvida de meu desempenho profissional, conhecimentos técnicos e também sobre algumas oportunidades que alcançaria. Então por essa insegurança que a síndrome veio  aplicando eu acabei não compartilhando meus conhecimentos, ser seguro em processos seletivos e o pior, não conseguir desempenhar tarefas que sou totalmente capaz de executar.

Depois de algumas sessões de terapia e também orientação e comecei a perceber que não era uma farsa, mas que minha mente era insegura demais para os momentos que desfrutaria.

Acredite em você e no seu potencial, se capacite e confie em si.

Espero que tenha gostado desse primeiro post aqui na Comunidade, sem medo ou insegurança vou está compartilhando mais meus conhecimentos e vivencias! 


Report publication
    010

    Recomended for you