Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Por que saber sobre Metodologias Ágeis?

Por que saber sobre  Metodologias Ágeis?
Gabrielle Eduardo
set. 28 - 3 min de leitura
010

 

Olá caro leitor!

Vamos falar de Metodologias Ágeis? Você sabe qual é a sua importância nas startups?

Para começar a falar desse assunto temos que saber exatamente o que Metodologias Ágeis significa correto? Então vamos de definição.

whindersson come here GIF by Oi

Metodologia por definição é uma derivação de método, que significa o processo para alcançar determinado fim ou chegar ao conhecimento, logo metodologia é o estudo dos melhores métodos, grupo de regras e diligências para realizar uma pesquisa.

Ágeis é o plural de ágil, que significa movimento com excesso de facilidade, de maneira rápida.

Com isso uma definição de dicionário para Metodologias Ágeis seria “estudo de processos para alcançar determinado fim rapidamente”. 

 

Beleza Gabrielle, mas o que significa no dia a dia?

 

Bem, elas são práticas que tem como base os princípios do Manifesto Ágil, as metodologias permitem flexibilidade e rapidez para os projetos de acordo com o ambiente em que são desenvolvidas, ou seja, encurta os processos diminuindo o tempo de entrega e tem um foco na melhoria e alinhamento da equipe.

 

Ps: O manifesto é constituído por 4 sentenças e 12 princípios, segue as 4 sentenças para o conceito ficar um pouco mais claro:

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas

  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente

  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos

  • Responder a mudanças mais que seguir um plano


 

Quando o assunto é Startup, lidar com metodologias ágeis é bem comum, devido a facilitar o fornecimento de diversos recursos como satisfação dos clientes pela constante e rápidas entrada, mantém a clareza sobre o que está sendo feito e os caminhos/metas a serem feitas a toda nova etapa, possibilita melhorar a qualidade do produto/processo devido ao contato frequente entre cliente e equipe, assim conseguindo alcançar exatamente o esperado, economizando também tempo e custo.

 

Hoje as principais metodologias usadas são Scrum, Kanban, XP, Crystal, Lean, Design Sprint, cada uma com o seu modo de gerenciar os projetos e processos, cada uma enfatizando uma área, logo a escolha das Startups pelas metodologias variam de seus propósitos e qual faz mais sentido ser aplicada. 

 

Saber identificar e conhece-las, se torna um diferencial para quem está tentando entrar em uma startup ou até fundar uma, vai ter um impacto positivo ter conhecimento sobre alguma dessas metodologia, ou uma específica usada por aquela empresa dos sonhos.

Espero que esse texto tenha agregado algum conhecimento a você.

De uma universitária para outros universitári@s e quem mais quiser ler. 

Love Ya Mean Girls GIF by filmeditor


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você