[ editar artigo]

Por que ir além das disciplinas e da iniciação científica?

Por que ir além das disciplinas e da iniciação científica?

 

"Um dos 19 principais erros cometidos por universitários é não trabalhar ou procurar estágio desde cedo" diz o blog São Judas Universitários.

E é sobre isso que vamos falar nesse artigo.

           Outro dia em uma conversa com os amigos, um deles me perguntou: Davi, você acha que vale a pena estagiar em meio ao curso se isso significa atrasar a graduação? E minha resposta foi: “Com toda certeza!”. Muitas pessoas entram na universidade com uma “sede” incontrolável de terminar o curso de graduação dentro do período que a grade curricular sugere e muitas vezes esquecem de construir um currículo acadêmico recheado de experiências que podem ser adquiridas ainda na graduação.  

“Mas, será que se formar dentro do período exato do seu curso e com um coeficiente de rendimento 10 te garante uma posição no mercado de trabalho?”

         Bem, não necessariamente. De acordo com uma pesquisa realizada pelo G1 para se destacar em um mercado de trabalho dinâmico, não basta apenas ter uma formação sólida. A qualificação acadêmica e técnica são fundamentais para alcançar oportunidades e crescer na carreira, mas não é o suficiente para manter o nível de empregabilidade.

         Acredito que você conhece alguém que tem ou teve um histórico acadêmico incrível, mas que infelizmente ainda não foi absorvido pelo mercado de trabalho. Já se perguntou o porquê disso? Bem, isso pode ser explicado por uma série de fatores: Ausência do “match” entre a empresa e o candidato, despreparo do candidato para a seleção ou ausência daquelas soft skills indispensáveis para qualquer oportunidade de estágio ou emprego. Para saber mais sobre as soft skills acesse esse link: Qual a importância das soft skills na minha carreira?

         O mercado de trabalho pode ser cruel até mesmo para universitários que estão procurando seu primeiro trabalho, o famoso estágio obrigatório. Então, o que vai garantir o seu sucesso nos processos seletivos para estágio obrigatório é o seu trajeto dentro da graduação. Além de projetos de iniciação científica, o que mais você fez? Participou de Empresa Júnior? De PET? AIESEC? Fez intercâmbio? E qual foi o seu legado nessas instâncias? Você impactou esses grupos? Como?

         Dito isso, 3 dos principais motivos pelos quais você DEVE ter uma experiência profissional ainda na graduação são:

  1. Entender melhor onde você está se metendo – Muitas vezes achamos que sabemos como é a rotina de trabalho ou que só existem x áreas de atuação para a nossa profissão. Mas que na realidade, na prática, as coisas funcionam de forma diferentes. Por exemplo, sou graduando do sétimo período de Engenharia Química, mas descobri um amor gigante pelo mundo das vendas e da consultoria. E advinha onde descobri isso? Como aprendiz da AmBev e como Diretor de Projetos e Comercial da Empresa Júnior, TEQInova.
  2. Network – Outro aspecto mega importante para se estagiar durante a graduação, a construção da sua network. De acordo com uma pesquisa realizada pela Love Mondays, plataforma em que profissionais avaliam as empresas em que trabalham, cerca de sete em cada dez candidatos a uma vaga de emprego que são indicados acabam sendo contratados. Isso é apenas um dos vários benefícios de construir sua network.
  3. Dar um UP no seu Currículo – Quantas vezes você já não viu propostas de estágio ou emprego dizendo: “Precisamos de candidatos que atendem a esses 10 requisitos” e um deles é ‘ter experiência prévia...’.” Além de claro, você ter uma excelente oportunidade de se desenvolver ainda mais como profissional e pessoa.

         Então, se for atrasar a graduação para entregar um projeto de valor à faculdade, desenvolver suas habilidades técnicas e pessoais por meio da dedicação em projetos paralelos às disciplinas como estágios, Jovem Aprendiz, Empresa Júnior, entre outros programas, então sim, compensa muito atrasar um pouco sua graduação.

Seja ousado(a), seja curioso(a), saia da sua zona de conforto, se capacite mais e mais, aproveite sua graduação, pois ela não se resume as disciplinas!!

Siga-me no LinkedIn: José Davi

 

 

Comunidade do Estágio
José Davi
José Davi Seguir

Olá! Meu nome é José Davi. Sou estudante de Engenharia Química da UFCG e atualmente estou no sétimo período. Sou uma pessoa altamente apaixonada por um desafio e atividades que costumam me tirar da zona de conforto é o que mais procuro fazer.

Ler conteúdo completo
Indicados para você