Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Polímata: o que é e porque você deve se tornar um!

Polímata: o que é e porque você deve se tornar um!
Adriane Barbosa
set. 12 - 3 min de leitura
0 7 0

Você já ouviu falar sobre polímata? Se sim, parabéns, tu já tem meio caminho andado. Se não, continua lendo esse texto que eu vou te explicar melhor!

Polimatia é a capacidade que algumas pessoas têm de alcançar excelência em múltiplas — e distintas — áreas do conhecimento. O termo, do grego clássico, polumathēs, é a junção do prefixo polu (múltiplo, poli) e manthanein (raiz do verbo aprender).

Basicamente, polímata é uma pessoa que possui conhecimento aprofundado em diversas áreas. É alguém que detém ampla e variada sabedoria intelectual. Os polímatas costumam ser pessoas criativas, que têm disposição e vontade de aprender coisas novas a todo momento. São também particularmente interessantes, uma vez que possuem capacidade e conhecimento suficiente para falar e conversar sobre praticamente qualquer coisa. No entanto, a Polimatia depende da ocorrência de três fatores: abrangência, profundidade e integração.


A abrangência e a profundidade são bastante consensuais entre os pesquisadores da área e significam que o Polímata não pode ser alguém restrito a uma única área, tampouco pode ser um diletante, alguém que persegue múltiplos interesses de forma superficial. - Michael Araki, professor de Empreendedorismo e Gestão na Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador na PUC-RJ

O Polímata mais famoso da história é Leonardo da Vinci (pintor, escultor, arquiteto, físico, filósofo, geólogo etc). Existem outros também, como William Shakespeare, Albert Einstein e Cleópatra.

Fechou. Mas, porque você deve se tornar um polímata? 

Se você nunca ouviu falar sobre o mundo V.U.C.A., esse link vai te informar de forma detalhada e completa. Mas, introduzindo superficialmente, o mundo V.U.C.A. representa a forma como funciona o mundo atual. Suas siglas representam volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade (em inglês). 

Cada vez mais é exigido que nós, seres humanos, tenhamos diversas habilidades e funções, seja na vida pessoal ou profissional. Precisamos ser voláteis e saber sobre diversas áreas de conhecimento. É exatamente aqui que entram os polímatas e a necessidade de se tornar um nos tempos atuais. Quanto mais você exercita o aprendizado contínuo em múltiplos assuntos e técnicas, mais atraente você se torna em relação aos outros.

Mas, não é da noite para o dia que se torna um polímata. É um exercício constante e aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:

  1. Faça uma lista de tudo o que você deseja aprender;
  2. Decida quais são as áreas de seu interesse
  3. Leia muito
  4. Assista a documentários
  5. Converse e interaja

E aí? Se interessou a respeito da polimatia? Chega aí, vamo conversar! 


Denunciar publicação
0 7 0
0 respostas

Indicados para você