Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Plasma | O quarto estado da matéria e a nova aplicação tecnológica

Plasma | O quarto estado da matéria e a nova aplicação tecnológica
Isac Andrade
Sep. 17 - 2 min read
020

No ensino médio quando comecei os estudos (de verdade) sobre física e química, minha professora comentou sobre o quinto estado da matéria, o plasma, e eu fiquei maravilhado com a ideia. 

Tanto que eu sempre batia na tecla nas aulas e no terceiro ano meu apelido e "apresentação" da turma de fim do ano foi plasma. 

Como que um estado da matéria, que pode ser manipulado, tem as mesmas características do Sol? 

sun GIF by NASA

Em 2015 entrei na UNESP de Guaratinguetá onde existe um grupo de estudo dedicado ao plasma, mas como faço engenharia não tive as aulas e oportunidade de fazer parte. 

Acontece que uma doutora pela UNESP de Guaratinguetá (minha universidade) conseguiu um prêmio de melhor tese e vídeo, falando sobre a pesquisa na área de física de plasma e descargas elétricas

electricity plasma GIF

A tese defendida pela pesquisadora Thalita Mayumi Castaldelli Nishime ganhou o Prêmio UNESP de Teses 2020 nas categorias "melhor tese" e "melhor vídeo". 

Com o título: Desenvolvimento e caracterização de jatos de plasmas longos e flexíveis, Thalita aborda a definição e quais os métodos que ela utilizou para desenvolver esse projeto que contou com uma parceria entre a Unesp de São José dos Campos - Faculdade de Odontologia e o Leibniz Institute for Plasma Science and Technology (INP) na Alemanha.

Com aplicação de tratamentos de materiais, esterialização de surperficies e até medicina, para tratamento de feridas crônicas.

 

O vídeo com duração de 3:17 é bem melhor do que esse texto haha. 

 

Abraço e apoie a ciência brasileira <3 

 


Report publication
    020

    Recomended for you