Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Persona: o que é, importância e como criar a sua

Persona: o que é, importância e como criar a sua
Fernando V. Alberigues Da Silva
Aug. 21 - 6 min read
000

Estar na internet, visando resultados, não significa ter uma conta em uma rede social, mas gerar conexão com sua audiência. O marketing de conteúdo é feito para conduzir a organização até o ponto de conexão com sua persona.

 

Como vimos no artigo anterior, você não deve produzir conteúdo para web antes de fazer um mapeamento. Sendo assim, estabelecer um caminho estratégico, de marketing, para a sua produção de conteúdo.

 

Dentro do conceito de mapeamento, vimos que uma das funções principais é a de analisar a persona. Mas para analisar, entender e solucionar as dores de uma persona, é preciso defini-la e conhecê-la.

 

É isso que iremos abordar neste artigo. Vamos definir, conhecer e entender a importância da persona para a nossa estratégia de marketing

 

O que são Personas

Personas são personagens criados para representar o cliente ideal do seu negócio. Ou seja, é a descrição detalhada de quem você deseja alcançar. Uma característica importante é, que apesar de ser uma representação fictícia, ela se baseia em dados reais, tais como:

 

  • características demográficas;

  • comportamentos;

  • motivações;

  • objetivos;

  • desafios;

  • preocupações.

 

Sendo assim, as personas são as representações das pessoas que você deseja criar conexão a partir do seu conteúdo.

Dito isto, é fundamental que você defina as personas antes de começar a produzir conteúdo para web. Caso contrário, estará falando sozinho. Você não quer isto, não é mesmo?

 

Lembrando, então, sempre que o seu conteúdo precisa solucionar a dor desta persona, é estritamente importante saber onde dói. Você não quer que seu conteúdo se torne irrelevante, certo?

Com isso, agora é a hora de reconhecer a importância de definir personas para o seu negócio. 

 

Diferença entre persona e público-alvo

É bem comum que você confunda persona e público-alvo. Pois os dois conceitos surgem para auxiliar nas tomadas de decisões de uma estratégia de Marketing. Então, agora, vamos pontuar a diferença entre eles. 

 

Há uma frase bem comum que diz: “quem deseja falar com todo mundo, acaba não falando com ninguém”. E quando pensamos em estratégia de marketing, ela se torna muito verdadeira. O direcionamento evita gastos desnecessários e proporciona uma comunicação mais eficiente.

 

Pensando nos conceitos apresentados, eles se diferenciam na abrangência. O público-alvo é mais amplo. Ou seja, ele contempla um segmento. Enquanto o conceito de persona se aproxima do segmento para observar as particularidades dos integrantes. Trocando por miúdos, o conceito de persona é mais específico. 

 

Então ficamos entendidos em relação a isso? O público-alvo olha de uma perspectiva mais ampla de quem você deseja alcançar. Enquanto o conceito de persona reconhece particularidades, criando uma aproximação.   

 

Pensando em assertividade na comunicação, olhar para o conceito de persona ao invés do público-alvo, tende a produzir mais benefícios. 

Agora vamos reconhecer alguns desses benefícios. 

 

Importância da persona

Agora que já sabemos o que é persona e a diferença dela para o público-alvo, vamos reconhecer a sua importância. Antes, precisamos relembrar uma coisa, o conteúdo produzido abre espaço para um diálogo com a nossa audiência, certo? Se feito de forma bem direcionada, gera conexão e aproximação.

 

Então vamos listar alguns benefícios, caso você ainda questione a importância de uma persona bem definida:

  • produzir conteúdo mais assertivo;

  • mais chances de engajar seu conteúdo;

  • estratégia de marketing direcionada;

  • escolha de assuntos que atendam as necessidades da sua audiência;

  • uma melhor escolha de formatos que gerem conexão; 

  • redução de custo na estratégia de marketing com conteúdo direcionado. 

Fica evidente que não definir personas, antes de iniciar qualquer estratégia de marketing, é flertar com o erro.

Dito isso,  vamos entender o conceito que envolve a definição de uma persona.

 

Como definir uma persona

Como já vimos, a definição da persona se dá com base em dados reais. Podemos alcançar estes dados a partir de pesquisas, questionários e entrevistas feitas com o seu público-alvo

Os dados serão interpretados de dois jeitos: qualitativo e quantitativo e a criação do seu personagem virá a partir da interpretação deles. Com isso, você precisa evitar alguns erros  que podem dificultar a sua interpretação. 

Vamos saber quais? 

 

Evite isso ao definir personas

  • Criar personas demais. Vai por mim, aqui não se aplica a ideia de quanto mais, melhor. No início, é preciso ter cautela. 
  • Achismos. Como já vimos, personas são personagens baseados em dados reais. Evite supor algo se você pode comprovar com dados.
  • Detalhes demais. Nem toda informação é relevante para o seu negócio, então saiba não passar dos limites. Busque apenas informações relevantes.

 

4 passos para acertar na hora de construir personas

Agora que já sabemos coletar dados, filtrar informações e definir nossas personas. Precisamos fazer bom uso dos dados coletados. E para extrair o máximo dos dados ao longo da sua estratégia marketing, alguns passos são fundamentais:

  1. coletar os dados, é sempre bom lembrar que não partimos de achismos;

  2. compreender as necessidades a partir da análise dos dados;

  3. entender o trajeto da audiência pelo funil de vendas, falaremos um pouco mais sobre isso no próximo artigo;

  4. fidelizar o cliente após a venda, a jornada de compra não termina com a venda.

Conclusão

Não chegamos nem perto de esgotar o assunto que envolve o conceito de persona. Contudo, você não pode mais dizer que não sabe o que é. Nós vimos o que ela representa, a sua diferença para o público-alvo, descobrimos como são criadas e como podemos criar as nossas. 

A partir disso, podemos desenvolver a nossa comunicação de forma mais assertiva, gerando conexões, economizando investimentos e alcançando muito mais resultados.  Afinal, é isso que você deseja, não é mesmo?

Não basta saber o que dizer, é preciso saber para quem você vai dizer. Com isso, não deixe de definir a sua persona.

Deixe um comentário dizendo em que ponto este artigo te ajudou!

Nos vemos no próximo. Abraços!

 

 


Report publication
    000

    Recomended for you