Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Pantera Negra: muito mais que um super-herói.

Pantera Negra: muito mais que um super-herói.
Adriane Barbosa
Sep. 2 - 3 min read
0200

Muito provavelmente, após o falecimento do ator Chadwick Boseman, você viu ou pelo menos ouviu falar sobre o filme Pantera Negra (Black Panther), certo? E você já pensou o quão importante é a questão racial que está atrelada a esse filme? Chega aí, porque precisamos falar sobre isso!

Pantera Negra é um filme de super-herói, de 2018, produzido pela Marvel Studios. No filme, T'Challa volta a casa como rei de Wakanda, mas encontra sua soberania desafiada por um adversário de longa data em um conflito que tem consequências globais. O filme é impecável e rico em detalhes, tanto visuais quanto culturais, e é voltado para a cultura afro-americana. 

Black Panther foi extremamente aclamado pela crítica especializada devido a performance do elenco, personagens, figurino, visual, sequências de ação, trilha sonora, roteiro e direção. É o mais bem avaliado filme de super-herói no site de críticas Rotten Tomatoes com nota 96% e recebeu inúmeros prêmios e indicações, como Oscar e Globo de Ouro 2019, sendo inclusive o primeiro filme da Marvel Studios a ganhar um Oscar. 

Composto por um elenco majoritariamente negro, o filme é estrelado por Chadwick Boseman como T'Challa/Pantera Negra, Michael B. Jordan, Lupita Nyong'o, Martin Freeman, Daniel Kaluuya, Angela Bassett, Danai Gurira, Andy Serkis e Forest Whitaker. 

Infelizmente, no dia 28 de Agosto de 2020, foi anunciada a morte do ator Chadwick Boseman, em razão de um câncer no cólon, contra o qual lutava há 4 anos. O seu legado, entretanto, não morrerá.

Pantera Negra foi e é um dos maiores atos de representatividade do cinema nos últimos tempos. Ao mostrar a rica cultura afro-americana em sua soberania, mesmo se tratando de um filme de ficção e fantasia, Black Panther nos propõe um olhar atento para a questão racial e é exatamente onde quero chegar: precisamos racializar todas as coisas. 

Racializar significa olhar para a vida a partir do pressuposto racial. Precisamos nos perguntar: quantos negros estão em cargos de prestígio na empresa onde trabalho? Existem pessoas negras na minha turma da faculdade? Estou consumindo e ajudando estabelecimentos de pessoas negras? Estou escutando meus amigos negros? Estou valorizando artistas negros? Independente da resposta, precisamos lutar constantemente para que, um dia, essas perguntas não sejam mais necessárias.

Black Panther é um projeto audiovisual que ultrapassa e inova os moldes tradicionais de um filme sobre super-heróis. Ele realiza isso através da representação de uma ancestralidade pouco retratada, mas fundamental para a cultura de uma sociedade e sua diversidade. Além disso, propõe novas perspectivas, a partir da construção e levantamento de narrativas, trazendo ao público o contato com o afrofuturismo

Aqui vale uma menção honrosa ao ator Chadwick Boseman, que desempenhou o papel protagonista com maestria do início ao fim e comoveu milhares de pessoas, tanto dentro da comunidade negra, quanto fora dela. O seu impacto é inegável e imensurável e, com certeza, contribuiu com a cultura de identificação para a comunidade negra.

E para finalizar, se você não sabe como começar a ajudar na luta antirracista e se sente perdido, aqui vai um link repleto de propostas para atuar na causa: https://vidasnegrasimportam.carrd.co/. Mas, se liga, não para por aqui, tá bom? Estude sobre questões raciais o tempo todo!! 

Agradeço ao meu amigo Marcelo Augusto pela ajuda com revisão e enriquecimento do texto, uma vez que vive na prática tudo que foi dito aqui!

O Pantera Negra vive! 


Report publication
    0200

    Recomended for you