[ editar artigo]

Os dois tipos de copys e como funcionam: descubra tudo que precisa para ter sucesso nas estratégias digitais!

Os dois tipos de copys e como funcionam: descubra tudo que precisa para ter sucesso nas estratégias digitais!

Basicamente copy,é todo o texto que possui um call-to-action (chamada para ação), ou seja, que auxilia o leitor a tomar alguma decisão.

Frequentemente, esperamos dois tipos de decisões do leitor, e para isso, existem duas categorias de copys que você precisa conhecer, se quiser melhores resultados no digital…

É sobre isto que conversaremos neste post

Primeiro este…

É importante que se saiba que estas copys, seguem determinada ordem, ou seja, uma pessoa, geralmente se depara com uma e depois a outra…

A primeira copy que alguém encontra (pelo menos se espera que seja dessa maneira), são as encontradas em anúncios.

Elas são chamadas “short copys” e sua finalidade é despertar a atenção e curiosidade do usuário.

Aqui está o erro de alguns copywriters e gestores de tráfego e talvez por isso não estejam tendo êxito em suas campanhas.

A short copy, só tem um objetivo.

 Tirar um usuário que estava navegando em determinada mídia social ou site e colocá-lo em outro caminho, transformando-o no que chamamos de “lead”.

É simples? Nem um pouco, por isso são necessários muitos testes para saber o que funciona de fato.

Porém, se ao fazer anúncio você já entender que o objetivo é “desviar” o usuário daquilo que ele estava fazendo anteriormente, ajudará bastante.

O próximo passo…

O trabalho da short copy bem desenvolvido, desviará o usuário do que estava fazendo,  porém, de nada adianta se ele não for levada para outro caminho.

 Aqui entra o segundo tipo de copy, a “long copy”, que pode ser elaborada de diversas maneiras, dependendo muito da estratégia seguida.

Por exemplo, se o objetivo é o usuário ir para uma Landing page para fazer um cadastro, a long copy deve estar presente por lá de modo a deixá-lo ainda mais persuadido a tomar tal decisão.

 Mas se no anúncio a pessoa for levada para uma conversa no whatsapp, a long copy precisa ser estruturada dentro desse canal.

 Enfim, essa categoria de copy tem como finalidade, “reter” e “converter”.

Não precisa fazer isso…

Outro erro comum, é achar que “por muito escrever você vai converter”.

Isso não é verdade!

 Lembre-se que segundo alguns dados, 45% dos brasileiros não têm o hábito de ler, é  provável que seu lead esteja entre eles, caso contrário, você não perde por ser mais direto e objetivo.

Dito isso, sua long copy, não precisa ser  “tão long” assim…rs

Um texto muito grande pode “assustar” ou “expulsar” o lead da sua página. 

Convenhamos, até nós não curtimos os livros acadêmicos com conteúdos extensos demais…  Não é verdade? 

Então não escreva “um livro” sobre o seu produto. 

A dica aqui é, não se trata de escrever muito ou pouco, mas sim de escrever certo, isto é, “casando” com a estratégia correta.

Resumindo

Antigamente, eu pensava que o famoso “funil de marketing”, era usado somente para “desenhar” a estratégia como um todo, no entanto, é possível aplicar a estratégia do funil na copy também.

É só você reparar que a “short copy” é a entrada do funil, ou seja, muitos entram, mas no fim da “long copy”, nem todos converterão, pois ela vai “filtrar” esses leads.

Inclusive, a intenção é mesmo essa. 

Afinal, atrair as pessoas certas para o produto certo, fará com que os custos para campanhas futuras sejam reduzidos, visto que, teremos depoimentos e indicações dos clientes que compraram anteriormente (e é bem provável que comprem novamente, diga-se de passagem).

Bom, falo de compras aqui porque isso é o mais comum de acontecer.

Se você já passou pela trilha da  AU, já ouviu o nosso amigo Diego Cidade dando o “bizu” de que: “todo mundo é vendedor”.

 Mas tais conceitos abordados durante o post, também servem para obter mais seguidores, maior engajamento com as postagens, enfim, tudo dependerá da sua estratégia.

O importante é você ter compreendido sobre short e long copy. 

Espero ter esclarecido sobre o assunto…

Você já tinha ouvida falar sobre isso? Testou? Como isso te ajudou? Quais foram os resultados?

 Ficarei super feliz em ler suas respostas e trocar uma ideia nos comentários!

Até a próxima!

Comunidade do Estágio
Thiago Costa Tinoco
Thiago Costa Tinoco Seguir

Músico, cantor, compositor, escritor, casado, cristão, estudante de publicidade e propaganda pela UNIASSELVI, content e copywritter na V4 company

Ler conteúdo completo
Indicados para você