[ editar artigo]

Obesidade mental: você passa por isso?

Obesidade mental: você passa por isso?

Olá galera, tudo bem? 😉

Você já sentiu aquela sensação de esgotamento mental, falta de concentração, criatividade, procrastinação ou até mesmo dificuldade em fixar aquele conteúdo estudado?

Saiba que podem ser alguns sintomas de Obesidade Mental.

Nosso corpo necessita da ingestão diária e equilibrada de alimentos nutritivos, além da prática regular de atividades físicas, evitando o consumo excessivo de açúcares e gorduras, a fim de evitar a obesidade.

Desse modo, quanto maior o grau de obesidade, maiores são os riscos de ter complicações, como infartos, AVC, entre outras...

Assim como o corpo, a mente também precisa de um equilíbrio sobre tudo o que é consumido.

Atualmente, vivemos em um mundo com uma infinidade de informações que são propagadas de forma intensa e caso não foque em conteúdos relevantes para você, gerando um consumo excessivo de informações sem o tempo necessário para absorver aquilo e transformar tais informações em conhecimento, pode caracterizar-se como obesidade mental.

E como melhorar isso? 🤔

Primeiramente, acredito que a organização e gestão de tempo são essenciais para organizar a rotina e manter a produtividade, permitindo que haja os momentos corretos para cada atividade.

Falei sobre algumas dicas aqui!

Segundo David Ryan Polgar, autor, palestrante e especialista em ética no contexto da tecnologia:

"Um estilo de vida digital saudável consiste em menos dados, melhores informações, mais reflexão e exercícios mentais podem melhorar sua qualidade de pensamento." (tradução nossa)

Tal afirmação pode ser melhor compreendida na imagem abaixo, que apresenta o conceito de "prato de comida mental", desenvolvido também por David Ryan Polgar.

Tal conceito aborda de forma abrangente como equilibrar o consumo de informações e o tempo necessário para que haja a absorção daquele conteúdo:

* Termos traduzidos. A imagem original pode ser vista aqui.

Assim...

Avaliação mental: Estabelecer o que você vai digerir, qual será seu foco ao consumir informações;

Consumo consciente: Ter um equilíbrio entre as informações realmente relevantes para você e aquelas que te fazem passar o tempo;

Reflexão: Ter um tempo para absorver tais informações;

Treinamento cerebral: Colocar os conteúdos em prática para que se transformem em conhecimento.

Se quiser saber mais, acompanhe sua palestra no TEDx Talks: Mental obesity: David Ryan Polgar at TEDxSpringfield (é em Inglês mas nada que uma legenda em PT não resolva 😜)

Então, que tal observar como está sua dieta mental? 😃

Espero que esse conteúdo ajude vocês!

Até mais! 🚀✨

Referência:

Mental Obesity | Digital Wellness | David Ryan Polgar

Comunidade do Estágio
Rayssa Silva
Rayssa Silva Seguir

Colunista Oficial da Comunidade do Estágio e graduanda em Administração \o/

Ler conteúdo completo
Indicados para você