Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O Ransomware e as terríveis consequências que ele pode trazer ao internauta

O Ransomware e as terríveis consequências que ele pode trazer ao internauta
Kamila Camargo Dolinski
Aug. 23 - 2 min read
000

Com o avanço da tecnologia estamos cada vez mais conectados, salvando e compartilhando informações nos dispositivos eletrônicos. Mas você está protegido a todos os ataques que acontecem nesse ambiente?

 

No mundo atual toda a nossa vida está contida numa pequena e simples ferramenta informática, devido a grande facilidade de acesso e transporte, em alguns cliques temos tudo o que necessitamos na palma da nossa mão.

 

Entretanto os riscos de exposição das informações pessoais são incontáveis. Você certamente já recebeu um e-mail contendo um link de uma super promoção, ou então um banco fazendo uma cobrança? Esse é o meio de propagação mais comum do Ransomware.

 

E, afinal, o que é o Ransomware?

Ransomware é um tipo de malware utilizado para invadir computadores e bloquear as informações nele existentes, para então exigir da vítima o pagamento de um resgate, esse pagamento é cobrado em criptomoedas, pois, estas são moedas irrastreáveis, o que dificulta e impossibilita a localização do criminoso.

 

Como mencionado os e-mails são as formas mais comuns da propagação de malware, uma vez que a vítima ao clicar nos links ou nos anexos maliciosos irá automaticamente iniciar o processo de instalação desse software no seu computador, expondo dessa forma todos os seus dados.

 

scared south park GIF

Então, como se proteger desses Cyberataques?

1° NÃO CLIQUE EM LINK SUSPEITOS!!!!!  

2°Coloque senhas em todos os seus dispositivos e contas: Isso dificulta o acesso do invasor.

3°Possua um antivírus instalado em seus dispositivos: Antivírus fornecem uma proteção maior e além de detectar possíveis ameaças.

4°Evite se conectar em redes desconhecidas: Muitas invasões ocorrem por meio das redes de internet. Evite se conectar em redes abertas.

5°Tenha cuidado com os downloads: Em muitos downloads existem vírus escondidos. Baixe somente se tiver certeza da confiabilidade.

 

Atualmente já existe Legislação sobre esse crime no Brasil, no entanto, esse caso ainda é pouco abordado e debatido.

 

Em caso de crime virtual DENUNCIE: 

https://new.safernet.org.br/


Report publication
    000

    Recomended for you