Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que VOCÊ tem a ver com o desenvolvimento sustentável?

O que VOCÊ tem a ver com o desenvolvimento sustentável?
Mariana Garcia
Jul. 12 - 2 min read
010


Se você não for da área ambiental, me responde com sinceridade: quando foi a última vez em que você pensou sobre temáticas ambientais e de sustentabilidade dentro da sua vida acadêmica ou da sua vida de estagiário?

Sei que às vezes pode parecer uma temática distante da sua vivência, mas venho aqui dizer: não é!

Para começar com uma definição simples e direta: o desenvolvimento sustentável é aquela forma de desenvolvimento que terá capacidade de atender as demandas de recursos, atuais e futuras, garantindo equilibro ambiental, social e econômico.
E aí está a palavra que sintetiza tudo: equilíbrio.

Tem um texto bastante interessante  que nos ajuda a compreender as principais dimensões relacionadas ao desenvolvimento sustentável, por exemplo: a garantia de água de qualidade e alimento para toda a população, questões financeiras, passando por assuntos sobre urbanização e fontes de energia até chegarmos na questão da poluição e desmatamento. 
Esse texto é uma boa introdução para entendermos essa temática e percebermos como o desenvolvimento sustentável é um complexo e amplo objetivo a ser atingido. Mas nós termos consciência sobre sua importância é o primeiro passo!

Um dos meus pontos com esse texto hoje é tentar mostrar que nós (isso mesmo, eu e você e toda a sociedade) temos responsabilidade sobre o desenvolvimento sustentável. 
Em teoria, ações de sustentabilidade deveriam estar inseridas nas atividades de TODAS as empresas, de TODOS os governos do planeta e contando com a participação de TODAS as pessoas.
E esse é um processo que estamos vivendo, vamos trabalhar juntos para chegar lá :)

Tanto no que diz respeito às nossas atitudes profissionais, como estar atento em como a empresa que trabalhamos se porta acerca desses temas, bem como nossa atuação como cidadão e cidadã são pontos de partida para nos inserirmos como seres ativos nesse processo.
Nossos hábitos de consumo podem refletir escolhas para um mundo mais equilibrado. A forma como estamos atentos às atitudes dos nossos governantes sobre um desenvolvimento mais limpo, justo e sustentável, também. 

Por último, gostaria de apresentar esse divertido e simpático guia da ONU, o "Guia da Pessoa Preguiçosa Para Salvar o Mundo" com pequenas dicas para nos mostrar que, mesmo no nosso dia a dia, podemos tomar medidas de impacto. Vamos nessa?

Até mais!
A foto da capa desse texto é da  Alena Koval.


Report publication
    010

    Recomended for you