Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que é Microlearning?

O que é Microlearning?
Jaqueline Martins
ago. 16 - 2 min de leitura
020

Olá gente, como estão?  Hoje eu vou falar um pouquinho sobre microlearning, um excelente recurso utilizado na educação. Já conheciam?

O Microlearning - também chamado de micro aprendizado - é uma metodologia que utiliza pequenas doses de um conteúdo para facilitar o processo de aprendizagem. A técnica apresenta pequenas lições que variam de 2 até 5 minutos de duração, podendo ser aplicada em diferentes aspectos. Geralmente, é utilizada na estruturação de cursos à distância e treinamentos para empresas na forma de games, vídeos e até mesmo de mensagens.

Quais as vantagens?

Por se tratar de propostas específicas e objetivas, o microlearning  facilita a absorção dos temas expostos, podendo ser estruturado e modificado de acordo com as necessidades do aluno. Outro ponto é utilizá-lo para reforçar conteúdos. Ao lecionar um tema amplo, o microlearning poderá ajudar com pequenas revisões específicas sobre um determinado tópico, além de contar com uma rápida produção e ser eficaz em evitar que os alunos percam o foco ou fiquem entediados.

Como aplicar?

  1. Separe o conteúdo em pequenas partes: Separe o tema em pequenas partes. Elas funcionarão como pequenas "pílulas informativas" aos alunos.
  2. Vá direto ao ponto: Seja objetivo e claro.  Não utilize informações além daquilo que você inicialmente quer transmitir.
  3. Utilize elementos visuais: Imagens são importantes para a absorção de um conteúdo nesse método. Utilize desenhos, slides e outros recursos para acrescentar na aula.

E o que vocês acham dessa técnica? Já utilizaram?  Deixe aqui nos comentários!

 


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você