Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O que é Gamificação?

O que é Gamificação?
Fernanda Nogueira
ago. 2 - 4 min de leitura
020

Empresas aplicam jogos digitais em processos seletivos para testar candidatos

O sonho de qualquer RH em uma empresa é acertar constantemente nas escolhas dos novos talentos. Com certeza, você que procura vagas de estágio ou de emprego, já se deparou com algum teste ou questionário para responder antes de se candidatar para uma vaga, no qual existia perguntas que almejavam atiçar sua criatividade para achar uma resposta.

Isso por sí só já é uma mudança razoável nos modelos padrões usados para recrutamento e seleção. Hoje a tecnologia ganha cada vez mais espaço nessa área, ajudando o departamento de RH das empresas a ter um monitoramento em tempo real e uma análise de resultados mais fiel, e bem mais rica, uma vez que os questionários, testes e jogos digitais implementados nos processos seletivos conseguem trazer resultados bem mais interessantes do que as entrevistas tradicionais.

Os algoritmos existentes nessas atividades lúdicas digitais conseguem identificar os gostos, as habilidades, e os pontos fracos de qualquer candidato com apenas alguns cliques dentro do sistema. Como pode ser feito a distância, esse tipo de processo para seleção de novos funcionários e estagiários tem ajudado muito as empresas a pouparem tempo, além de ser bastante seguro e eficaz em tempos de pandemia.

Então, os processos seletivos estão ficando cada vez mais gamificados, isto é, com o avanço da tecnologia, os departamentos de RH estão utilizando bem mais os sistemas interativos que envolvam o arrecadamento de pontos, o ganho de recompensas, e o destravamento de níveis através de uma caminhada virtual realizada pelos candidatos, onde os algoritmos irão analisar as decisões tomadas pelos candidatos e assim traçar várias informações necessárias para a pré seleção dessas pessoas.

Basicamente, esses ambientes virtuais estimulam os candidatos para que eles sejam desafiados a utilizarem as suas competências, melhorando o desempenho a cada nível do jogo enquanto se divertem. Essa técnica surgiu de um conceito
chamado "gamification" que é a utilização de técnicas e conceitos de jogos digitais em processos cotidianos da empresa, para isso um quiz pode ser criado para avaliar conhecimentos dos candidatos ou até mesmo um jogo que estimule os participantes a praticar determinadas competências exigidas pela vaga, para passarem de nível.

A  gamificação dos processos seletivos surgiu como uma forma de engajar cada vez mais as pessoas que se interessam pela vaga inicialmente. Essas pessoas geralmente são pertencentes a geração Y, ou seja, são pessoas que acompanharam o surgimento da internet e a evolução dos videos games, por isso o método de introduzi-las em uma situação virtual para provar suas competências funciona muito bem, pois elas se sentem mais a vontade para participar e a taxa de desistência decai.

Um ótimo exemplo de um sistema digital lúdico para realizar processos seletivos para empresas, é o TAQE, um software para recrutamento e seleção a distância. O aplicativo de empregos  capacita e recomenda jovens para o mercado de trabalho conectando-os com as vagas que mais combinam com seus perfis. Por meio de games, em forma de aulas e testes interativos, o app consegue traçar uma série de dados comportamentais, psicológicos e estratégicos dos candidatos que serão usados pelos departamentos de RH para selecionar e avaliar melhor os novos talentos.

Portanto, quando você se inscrever em um novo processo seletivo e se deparar com gincanas, testes abstratos ou até mesmo um jogo virtual no qual várias situações cotidianas da empresa lhe são apresentadas, não se assuste pois ao que tudo indica, esses métodos avaliativos estão conquistando cada vez mais espaço e provavelmente serão implementados quase que em totalidade para as futuras vagas de estágio/emprego.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você