Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que a empresa espera de você no período de onboarding?

O que a empresa espera de você no período de onboarding?
Jornada da Efetivação
Sep. 24 - 5 min read
010

Seu momento chegou #SuperEstag! Você foi aprovado e entrou na empresa dos seus sonhos. E agora?

Assim que você entra na empresa e passa pelos trâmites de admissão é hora de mergulhar no período de Onboarding. Esse momento, que pode ter duração variável de acordo com a empresa, é onde você vai aprender tudo sobre a empresa, os negócios dela, mas principalmente, sua job description e rotina de trabalho. 

É o seu primeiro contato com o time que você vai trabalhar pelos próximos meses, momento de conhecer melhor sobre o seu (sua) gestor(a), então é super normal querer causar uma boa primeira impressão! Mas vamos com calma e paciência para não se queimar logo nos primeiros dias.

Entenda a dinâmica da empresa

Apesar de você já ter uma noção de como é a cultura da empresa por ter passado nas etapas de dinâmica e entrevista, estar vivendo isso na prática é bem diferente. Por isso, use o Onboarding para observar como é a dinâmica de trabalho, o relacionamento entre os colaboradores, como as pessoas se comportam a fim de começar a se adequar nesses parâmetros.

Essas coisas vão passar a ser cada vez mais naturais para você com o tempo e aos poucos você pode ir se soltando, criando mais intimidade com as outras pessoas do time e da empresa. Mas tenha esse momento para entender como tudo funciona para evitar se posicionar da maneira errada.

Demonstre disponibilidade

Te chamaram para uma call de última hora? Só vai! Esteja aberto a qualquer oportunidade de aprender algo novo e absorver conhecimento sobre a empresa e o seu cargo. É importante demonstrar essa disponibilidade para que a empresa veja que você realmente tem interesse no trabalho, que está disposto a se dedicar. Esses momentos extras de capacitação podem te dar a possibilidade de sair na frente e começar a performar antes do esperado. Olha você aí se destacando!

Alinhe expectativas

Busque ter um momento a sós com o seu (sua) gestor(a) a fim de alinhar expectativas sobre o que ele(a) espera de você; o que você espera dele(a) enquanto líder; quais são as possibilidades de crescimento dentro da empresa; como você deve organizar sua rotina a fim de cumprir suas jobs; enfim, colocar as cartas na mesa mesmo. Criar uma relação de transparência com o seu líder desde os primeiros dias é fundamental!

Alinhe expectativas também em relação a metas. Pergunte como as metas serão cobradas de você, quais métricas você deve monitorar no dia a dia e como essas metas são estruturadas. Isso vai te dar uma clareza de como priorizar suas atividades diárias.

Se (re)organize

Já tenha em mente que a sua rotina vai mudar bastante quando você começar o seu estágio. Talvez você precise conciliar os horários não só com a faculdade, mas também com outras atividades - cursos, atividade física, estudar - que vão te impulsionar a reorganizar seus horários e rever a sua gestão de tempo. Se você não tinha uma rotina organizada, essa é a hora!

Existem diversos aplicativos e métodos que você pode utilizar para se organizar melhor como o Notion, Todoist, Habit Now, Técnica Pomodoro, entre outros. Pesquise e entenda quais apps, métodos ou combinações dos dois que funcionam melhor para você e já comece a implementar na primeira semana. É válido também entender como seus colegas de time se organizam, pode ser uma troca de conhecimento legal!

Conheça seu time

O período de Onboarding pode ser um ótimo momento para buscar mais integração com seu novo time. Converse com todos, compartilhe suas experiências, expectativas e dúvidas, com certeza isso vai ajudar a fortalecer a sua relação com as pessoas e entender como vocês vão trabalhar juntos enquanto time.

O mais importante é você se sentir confortável no novo ambiente de trabalho já nos primeiros dias e por isso o Onboarding pode ser tão decisivo. Explore ao máximo esse momento, busque aprender e conheça as pessoas com quem você vai trabalhar! Com essas dicas, você já vai sair na frente de muita gente ;)

Mas se você quer sair na frente de verdade, precisa se tornar um Jovem Titã! Bora acelerar esse crescimento  Só clicar aqui e se inscrever!


Report publication
    010

    Recomended for you