Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que a empresa espera de você no currículo?

O que a empresa espera de você no currículo?
Jornada da Efetivação
Aug. 24 - 5 min read
000

Essa é uma pergunta que assombra os pensamentos de todo universitário aplicando para uma vaga de estágio. Afinal, o currículo é um dos primeiros contatos que a empresa tem com você e já dizia o ditado: a primeira impressão é a que fica; por isso, estamos sempre buscando entender como causar essa boa impressão, esse impacto, através de um grande combinado de palavras salvos em PDF.

Para o alívio de vocês que estão lendo esse artigo, nós da AU somos especialistas em processos seletivos e vamos te dar algumas dicas de como montar um ótimo currículo e atender às expectativas da sua empresa dos sonhos!

Layout e formatação

Hoje em dia o que não falta são templates de currículos espalhados pela internet, mas nem todos deveriam ser usados. 

Busque por opções com cores neutras (fundo branco, detalhes em preto ou azul escuro), utilize fontes mais padrão e que sejam, principalmente, legíveis. Se você quiser dar um toque de cor, opte por tons pastéis e uma paleta de tons mais frios, assim, você consegue transparecer seriedade sem deixar de mostrar um pouco a sua personalidade.

Tanto quanto as cores e fontes do seu CV, a disposição das informações é ainda mais crucial! Nenhuma empresa gosta de ver um CV onde a ordem e organização das informações parece desconexa. O ideal é sempre manter no topo da página, logo após o seu nome, as suas habilidades e experiências profissionais. É a primeira coisa que os recrutadores vão olhar! Busque por templates que coloquem essas informações lado a lado em paralelo, ou edite você mesmo dessa maneira. Quanto à sua formação, coloque-a logo depois das experiências profissionais e seus dados de contato após as habilidades. Essa é uma disposição fácil de entender onde você prioriza as informações mais importantes para serem vistas primeiro.

Saiba priorizar e ser objetivo

Dentro desse tópico, duas coisas geralmente acontecem:

  1. As pessoas colocam todas as experiências profissionais que já tiveram, todos os cursos e idiomas que falam no currículo. Afinal, quanto mais a empresa ver que o você tem a oferecer, melhor!

  2. Pessoas que não tem muita experiência deixam o currículo com muitos espaços vazios ou tentam escrever muito e destrinchar tudo ao máximo para aparentar ter um CV “cheio”.

Sinto te dizer que essas duas maneiras de preencher o seu CV podem te prejudicar na hora da avaliação da empresa.

As empresas esperam que você seja verdadeiro, que você conte um pouco de quem você é através das suas experiências, habilidades e cursos, MAS de forma objetiva. Na hora de dispor desses dados no seu CV, pense em quais das suas experiências é mais relevante para a vaga que você está aplicando; que habilidades você tem que são pré-requisitos da posição; quais cursos você fez que podem complementar alguma experiência específica que a vaga pede e você ainda não teve. Personalize o seu CV para a vaga que você quer aplicar! 

Além disso, descreva suas experiências profissionais em tópicos com frases de no máximo duas linhas cada. Não escreva um texto corrido dizendo tudo que você fez, pois acaba se tornando uma leitura cansativa e o que encanta a empresa é conseguir bater o olho e já entender como era a sua rotina, suas responsabilidades e seus resultados. Para que fique ainda mais claro, você pode usar dados como, por exemplo, porcentagem de atingimento de metas, uma KPI que você alcançou ou uma conversão que você melhorou, tudo isso é ouro no seu CV!

Se você não tiver muitas experiências profissionais, ou nenhuma, aposte em colocar suas passagens por voluntariados, empresas júnior, centros acadêmicos e até mesmo grupos de pesquisa. Você pode tirar lições valiosas dessas experiências extracurriculares e que com certeza vão agregar no seu currículo, quando colocadas da maneira correta. Basta seguir a mesma premissa do parágrafo anterior.

Acho que deu para mostrar um pouco o que a empresa pode esperar de você no currículo. E para garantir que você vai arrasar no seu próximo processo seletivo, faça o nosso curso rápido de currículo! Com certeza você vai se destacar 😉

Se você quiser se aprofundar nesse assunto e muitos outros, não perca a oportunidade de fazer parte da nossa comunidade exclusiva dos Jovens Titãs e aumentar suas chances de se tornar um #SuperEstag

Espero ver você nos corredores virtuais da nossa comunidade. Não vai deixar essa passar né?!


Report publication
    000

    Recomended for you