Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O que a empresa espera de você na entrevista?

O que a empresa espera de você na entrevista?
Jornada da Efetivação
Sep. 3 - 6 min read
060

Falou em entrevista, já bate um friozinho na barriga não é? É normal sentir que não está 100% preparado ou nervoso antes dessa etapa tão decisiva de um processo seletivo. E te garanto que isso não acontece só com estag!

Durante uma entrevista estamos completamente vulneráveis. Precisamos falar sobre quem somos, nossas ambições e experiências, realmente abrir o coração para o recrutador. Mas existem algumas dicas chave que se você seguir, garantimos que na próxima entrevista você vai chegar com confiança a nível Super Estag!

__________________________________________________

5 perguntas mais temidas de entrevistas: como responder?

  1. Quem é você? 

Sem nenhum preparo, essa pergunta tem grandes chances de te deixar com a cabeça rodando e vendo estrelas igual a um personagem de desenho animado.

Na maioria das vezes, o que faz com que as pessoas travem quando o recrutador faz essa pergunta é saber o que falar. Foco mais no profissional ou pessoal? Um pouco dos dois? Menciono alguma coisa da minha infância? Como eu explico todas as experiências que eu tive em 2 minutos? Se você deixar para vasculhar tudo isso dentro da sua mente, montar uma ordem cronológica e decidir o que você quer contar no momento da entrevista, é um belo de um tiro no pé!

Para isso não acontecer, prepare um pitch de no máximo 3 minutos sobre você. Use a técnica de Golden Circle para te ajudar a montar uma linha de raciocínio mais lógica e concisa. Começando pelo seu Why, pense sobre o que te motiva, no porque você acorda todos os dias; no How, traga habilidades, hábitos e todo o resto que te leve a exercer essa motivação; por fim, o What é sobre as suas experiências, sobre como na prática você exercita o seu Why. Acho que ficou bem mais fácil, não é?

  1. Qual o seu principal defeito? 

Perfeccionista não, tá? Diga a verdade em relação a seus defeitos, mas mostre como você está trabalhando para melhorá-los. Todos temos falhas, mas o importante é mostrar a sua vontade de evoluir e tornar os “defeitos” em pontos de desenvolvimento.

  1. Por que devemos te contratar? 

Aqui o dever de casa é simples: Estude sobre a empresa, os valores, para onde ela está caminhando, acompanhe as redes sociais. Seja stalker da sua empresa dos sonhos, assim na hora da entrevista você já vai ter bastante clareza do por que você quer trabalhar lá e como isso faz sentido para você e seu plano de carreira. É importante mostrar que sabe sobre a vaga que está concorrendo.

  1. Qual sua principal força? 

Essa pergunta é uma daquelas que a gente costuma dar uma travada. Na maioria das vezes, temos mais facilidade em falar sobre as nossas falhas do que sobre nossas potencialidades. Por isso, para responder essa pergunta é interessante que você utilize metodologias que te guiem em uma grande jornada de autoconhecimento. Você pode fazer uma análise Swot pessoal, um teste de personalidade como 16personalities ou Eneagrama - meu favorito - até mesmo fazer uma Janela de Johari (veja na imagem abaixo, esse é super interessante!). Busque entender qual é o seu grande diferencial, o que você faz tão bem que te destaca em relação às outras pessoas. Quer arrasar mais ainda nessa resposta? Traga exemplos reais dessa sua qualidade, descreva como você a alcançou e como você faz para potencializá-la todos os dias.

  1. Como você vê a sua formação acadêmica daqui pra frente? 

Explore bem essa pergunta para falar sobre as suas ambições, para onde você está caminhando, o que pretende fazer depois (pós, MBA) ou o que está fazendo agora. E candidatos que fazem curso, trabalho voluntário/acadêmico com coisas que se relacionam com as demandas do possível novo estágio saem na frente normalmente!

 

Entreviste seu entrevistador

Faça perguntas, e não precisa esperar até o final da entrevista pra isso! Aproveite as deixas que o recrutador pode te dar e transforme um momento que tem tudo para ser engessado, em uma conversa mais leve. Assim, você tem a oportunidade de conhecer ainda mais a fundo a empresa, como é o perfil de pessoas que trabalham lá e mostrar porque você é um candidato perfeito.

Dicas de perguntas que você pode fazer:

Essa é uma nova posição? Não? O que a pessoa anterior fez que você admira?

Por que você escolheu ficar nessa empresa por tanto tempo?

O que você acha relevante dessa pessoa conquistar nos primeiros 60 dias na empresa?

 

Uma gafe que você pode evitar!

Caso você já tenha trabalhado em outra empresa ou esteja atualmente empregado, tome muito cuidado quando te perguntarem por que você está saindo do seu emprego atual/saiu da sua experiência anterior.

Não fale mal do seu antigo/atual gestor. Não revele informações confidenciais sobre a empresa na qual você trabalha ou trabalhou. Isso não vai te agregar em nada, por mais que o seu gestor seja horrível ou o ambiente de trabalho não te agrade.

Seja sincero quanto ao motivo da saída do seu antigo emprego, mas fale sobre isso de uma forma positiva! Dependendo do motivo, você pode falar que está buscando uma oportunidade mais alinhada com a sua área de atuação/uma nova área que você quer entrar; você está buscando uma possibilidade de crescer profissionalmente e essa nova experiência pode te proporcionar isso. Tudo vai depender de como você colocar esses pontos.

_______________________________________________

A grande verdade é que não existe um manual, uma resposta que seja mais certa que a outra, mas existem pontos que podem te destacar de alguma forma como candidato. Entenda quem você é o que você tem a contribuir para aquela empresa, por que faz sentido você estar nela. 

Aplicando essas dicas tenho certeza que você já vai ver a diferença nas suas próximas entrevistas. Mas conhecimento nunca é demais, certo? Por isso, te convido mais uma vez a ser um Jovem Titã, ter acesso a conteúdos e pessoas exclusivas que podem te ajudar a chegar cada vez mais longe! Se inscreva aqui. 

Vem com a AU que não tem erro!


Report publication
    060

    Recomended for you