Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

O que a empresa espera de você na dinâmica em grupo?

O que a empresa espera de você na dinâmica em grupo?
Jornada da Efetivação
set. 17 - 6 min de leitura
2 Curtidas
0 Comentários
0

A dinâmica de grupo é uma etapa bem importante do processo seletivo, assim como todas as outras, mas que sem o devido preparo as chances são grandes de você passar despercebido ou se atrapalhar nas respostas.

Nesse artigo preparamos 5 dicas de ouro que vão te ajudar a ter um melhor desempenho na sua próxima dinâmica de grupo. Sem frio na barriga e sem tremedeira, bora buscar a aprovação!

   1. Faça seu dever de casa

Essa parte não tem mistério! E se você acompanha a AU, já deveria estar careca de saber que ela é super necessária. Assim como na etapa de entrevista, na dinâmica de grupo é importante demonstrar que você pesquisou sobre a empresa e seus negócios. Muitas vezes as perguntas ou atividades a serem feitas durante a dinâmica estão relacionadas à empresa, seus serviços, produtos e dia a dia. Portanto, vasculhe as redes sociais da empresa, o site e também busque pessoas que trabalham ou trabalharam lá para que você possa trocar informações e de quebra já fazer um belo networking (emoji)

   2. Não vá “montadx”

A empresa quer ver quem você é e não um personagem que você montou para a dinâmica. Quando você está fingindo algo, é difícil manter por muito tempo e isso pode te prejudicar muito na conquista da sua vaga. Por isso, seja sempre fiel à quem você é e o que pode contribuir para a empresa, não invente dados e acontecimentos para parecer ter mais experiência ou competências. Se você tiver o que a empresa está buscando e souber falar sobre isso, grandes chances dessa vaga ser sua!

Um outro ponto importante aqui é também relacionado ao tópico acima. Durante a sua pesquisa sobre a empresa, entenda se você tem fit cultural com ela, se realmente você dá “match” com o que eles estão buscando. Preste atenção no dress code dos colaboradores, que assuntos são abordados nas redes sociais, como é a rotina. Se você perceber que essas coisas não se alinham ao que você está buscando, recomendo que não siga no processo, garanto que vai evitar futuras frustrações. 

    3. Trabalhe em equipe e saiba ouvir

A etapa de dinâmica tem como objetivo entender como você trabalha com outras pessoas, qual o seu papel dentro de uma equipe. Seja colaborativo, busque ouvir o que os outros candidatos têm a contribuir, identifique quem são os líderes daquele grupo e como você pode interagir ou complementar. O ponto central é entender como você vai se destacar dentre aquele grupo de pessoas, por isso é bom se preparar para garantir que você será visto, mas também não será a pessoa chata que repetirá o que o recrutador fala ou interromperá todo mundo para conseguir falar primeiro.

No mundo de pandemia e dinâmicas online, é muito comum as pessoas se interromperem enquanto falam pois é mais difícil identificar quando alguém quer falar. Por isso, caso você interrompa alguém, peça desculpas e deixe que a pessoa termine de falar para que você possa prosseguir. Essa atitude demonstra que você respeita seus colegas candidatos, assim como você faria com a sua equipe dentro da empresa, bem como te dá brecha para complementar o comentário anterior e aproveitar o gancho para sua fala. 

   4. Participe!

É como o famoso ditado diz: Quem não é visto, não é lembrado. Eu sei que pode parecer difícil tentar se destacar em meio a tantas pessoas buscando exatamente o mesmo. Mas o ponto de partida é participar! Responder todas as perguntas feitas e de preferência ser um dos primeiros; durante uma atividade, busque contribuir o máximo que você puder (sem atropelar ninguém ta?), assumir uma posição de liderança e coordenar o grupo; um outro candidato fez um comentário e você tem algo diferente a complementar? Faça!

Mas não só participar ativamente, é preciso observar como você o faz. Responda o que foi perguntado de forma clara e objetiva, respeite o tempo que todos tem para falar, preste atenção na sua linguagem corporal e expressão facial (principalmente em dinâmicas online) e trabalhe na sua oratória. Você vai conseguir se destacar também falando sobre seus maiores resultados e conquistas, sejam pessoais ou profissionais, quando lhe for dada a oportunidade. Evite trazer muitos dados, pois você já deve tê-los no seu currículo, mas sim falar como você se sentiu com tal conquista, o que ela representou na sua vida e qual aprendizado você levou dela.

   5. Seja confiante

Não adianta nada ter estudado sobre a empresa, feito anotações de tópicos importantes que você quer mencionar, selecionar perguntas que você quer fazer ao recrutador se na hora você vai estar se tremendo tanto de nervoso que a sua fala não vai conseguir refletir todo o conhecimento que você possui. 

Antes de qualquer dinâmica, ou em outras situações da sua vida, trabalhe a sua confiança. Porque nervosos nós sempre vamos estar, mas como conseguimos não deixar isso transparecer é a chave. Para vencer o nervosismo antes da dinâmica, faça uma reflexão sobre você mesmo explorando todos os pontos que já foram mencionados neste artigo. Quanto mais você se conhece, mais natural você vai parecer e tudo o que você quer falar vai sair de forma mais fluida. Momentos antes da dinâmica, experimente técnicas de respiração, isso pode te ajudar a ficar mais centrado e menos nervoso.

Ainda assim, se você fizer tudo isso e não conseguir a vaga, é porque não era para ela ser sua. E tá tudo bem! O momento do “sim” chega para todo mundo e quanto mais preparado você estiver, melhor vai ser. Vem se preparar com a AU e os Jovens Titãs! Aqui você não só vai aprofundar todas essas dicas, mas também saber avaliar se aquela vaga é match para você ou não. Vai perder essa chance de estar mais próximo do seu estágio?


Denunciar publicação
2 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você