Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

O Ponto de Mutação: um convite para refletir!

O Ponto de Mutação: um convite para refletir!
Maria Luiza Lima
fev. 2 - 2 min de leitura
010

Ponto de Mutação ou Mindwalk (1990) é um filme baseado no livro de mesmo nome  escrito em 1982 pelo autor Fritjof Capra. Apesar de ser um filme de 30 anos atrás, aborda temas bem atuais os quais o ser humano vivencia diariamente, através do diálogo entre três personagens com mentalidades bem diferentes, mas que tentam entender e relacionar as visões uns dos outros.

O filme começa com Thomas Harrimann, um poeta que decidiu isolar-se na França após seu fracasso como autor e em seu casamento, e Jack Edwards um político que se vê confuso e frustrado após perder as eleições para presidente dos Estados Unidos. Jack e Thomas decidem explorar o Monte Saint-Michel após avistarem a ilha no horizonte. Lá encontram Sonia Hoffmann, uma cientista que após descobrir que suas pesquisas com micro lasers estavam sendo usadas na produção do filme Guerra nas Estrelas, decide abandonar tudo e se isolar em uma ilha para refletir sobre a própria vida.

Os três com seus pensamentos conflituosos iniciam uma jornada de discussões sobre problemas que assolam o mundo, o que é a vida e o porquê das coisas acontecerem, questionando as teorias de diversos pensadores tais como Isaac Newton, René Descartes entre outros. Inclusive um dos assuntos comentados é sobre os desmatamentos no território brasileiro.

Toda a trajetória da conversa ao longo do filme ensina-nos a pensar sobre as condições relativas dos fatos locais. Faz-nos refletir sobre os diversos pontos de vista existentes sobre os problemas no mundo e que para se chegar a uma solução é necessário unir as ideias individuais e transformá-las num todo, juntando as suas partes para atuarem em conformidade, conformidade essa que deverá ser constantemente trabalhada gerando assim um ponto de mutação


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você