Comunidade do Estágio
Comunidade do Estágio
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários

O fungo de The Last of Us realmente existe?

O fungo de The Last of Us realmente existe?
Anna Clara Ouverney da Silva Santos
fev. 23 - 2 min de leitura
030


The Last of Us é um jogo eletrônico de ação-aventura e sobrevivência desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Computer Entertainment.  O jogo conta a história de Joel e Ellie, em um cenário pós apocalipse zumbi, que retrata a infecção de maneira diferente, mostrando a proliferação por fungos  que são capazes de controlar o cérebro humano (relação entre hospedeiro e parasitoides). 

Na série, o humano se torna hospedeiro do fungo CBI (Infecção Cerebral do Cordyceps), e perde completamente o controle da mente e do corpo para o parasita.

Pavoroso, certo?

E se eu te contar que esse fungo existe na vida real e está a milhares de anos aqui na terra?

Pois é, o fungo da série foi baseado em um que já existe na vida real, chamado de Cordyceps, capaz de controlar as ações e o cérebro do hospedeiro escolhido.

Para ilustrar melhor, quando o esporo desse fungo consegue infectar uma formiga, ele vai criando raízes dentro do corpo dela, com isso infectando músculos, órgãos, até chegar no cérebro, logo o fungo consegue o controle total sobre a formiga, que perde a capacidade de agir por conta própria. Depois disso, o fungo acha um ponto para conseguir crescer e espalhar seus esporos para conseguir infectar mais formigas. Ou seja, assim que o inseto morre, o fungo espalha seus esporos para infectar novas formigas e, assim, perpetuar na natureza.

 

Mas não se assuste!!! Mesmo sabendo que o fungo realmente existe na vida real, ele é incapaz de infectar os humanos, devido a complexidade do nosso sistema nervoso, como também não há casos de contaminação em animais maiores como ratos. Logo, para conseguir infectar a humanidade em um cenário semelhante ao de The Last of Us, o fungo teria que passar por uma evolução de milhares de anos para conseguir isso. E a infecção também não seria de uma maneira rápida, pois assim como nas formigas é um processo que demora, e levaria um certo tempo para o Cordyceps parasitar o nosso corpo.


Mas e você, sabia da existência desse fungo? Já assistiu a série ou jogou o jogo? Me conta aqui nos comentários

 

 




Denunciar publicação
    030

    Indicados para você