Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

O 5G chegou ao Brasil, saiba o que isso pode mudar.

O 5G chegou ao Brasil, saiba o que isso pode mudar.
Gabrielle Eduardo
Aug. 19 - 4 min read
030

 

Olá, caro leitor! Olha eu aqui de novo.

Vamos falar sobre 5G?

 

Você já ouviu falar? Sabe se tem grandes impactos na sua vida? Quais os benefícios? Ela já está disponível para todo o nosso país?

 

Essas foram perguntas que eu me fiz na primeira vez que ouvi sobre o 5G e me incentivou a ir buscar mais sobre o assunto.

 

Tá, mas por que você quis escrever sobre 5G? 

 

Recentemente vi um comercial divulgando a comercialização de internet 5G aqui no Brasil, por isso decidi falar um pouco sobre essa tecnologia que está chegando no nosso pais.

european space agency animation GIF

 

Então primeiro vamos conceituar o que é 5G e os benefícios que essa tecnologia promete.

 

O 5G é a próxima geração das redes móveis de internet, ela vem para substituir o 4G. Ela promete ter uma cobertura mais estável, mais veloz e viabilizar maiores conexões simultâneas.

 

Beleza, mas o que quer dizer essas mudanças?

 

Vamos fazer alguns comparativos com o que temos hoje que é o 4G.

Sendo bem sucinta, ao falar em velocidade o 5G promete entregar uma internet 10 vezes mais rápida, ou seja fazer download ou upload de dados será bem mais rápido. Quando citamos ser mais estável, significa dizer que terá uma estabilidade nas conexões, o que irá beneficiar operações feitas em tempo real. E com a capacidade da rede muito melhor, ela irá suportar mais pessoas fazendo uso sem gerar instabilidade e perda de velocidade, mais conexões simultâneas.

 

5G Wormhole GIF by ThreeUK

 

E esse é um ponto importante a destacar já que essa tecnologia irá permitir que basicamente qualquer aparelho se conecte a rede celular, e isso tem impacto diretamente na Internet das Coisas(IoT) e que vai influenciar também nas empresas, possibilitando um ambiente de trabalho mais conectado, poderiam controlar os dispositivos remotamente, informar falhas, tudo atrelado ao IoT e facilitado pelo 5G.

 

belllabs augmented reality nokia 5g networks GIF

 

“O 5G deixará a internet das coisas muito mais eficiente e eficaz se pensarmos em um espectro de eficiência. Cada aparelho e rede criados com base na internet das coisas utilizará apenas o que for necessário e quando aquilo for necessário, sempre na medida exata, em vez de simplesmente consumir o que estiver disponível”. - Aicha Evans

 

Imagine milhões de dispositivos conectados à rede, e não falo apenas de celulares, seriam drones, carros autônomos, casas inteligentes, entre vários outros, e várias áreas podem se beneficiar disso. Segundo um estudo do governo brasileiro com o BNDES e o CNPq, áreas como logística, telefonia e saúde, sofreram grande impacto dessa tecnologia.

european space agency animation GIF
 

A adoção da internet 5G é uma tendência mundial, alguns países já fazem uso, como China, Estados Unidos, Suíça, Reino Unido, Coreia do sul (pasmem essa já está falando de 6G). 

 

Lembra que eu comentei lá em cima sobre um comercial? Então a empresa que está comercializando a 5G promete conexões 12 vezes mais velozes que o 4G, mas tudo tem um “lado ruim”, nesse caso para nós é que nosso celulares não são compatíveis com a rede 5G, logo para fazer uso dessa tecnologia terá que ter um celular novo, pois é, e também tem os preços para ter acesso ao 5G, que especulam que será algo “caro” para a grande maioria. 

 

Irei deixar aqui duas reportagens para quem quiser saber um pouco mais sobre o 5G.

 

De uma universitária para outros universitári@s, e quem mais quiser ler.

Leaving See Ya GIF by MOODMAN
 


Report publication
    030

    Recomended for you