Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Networking: a habilidade do século - parte 1

Networking: a habilidade do século - parte 1
Matheus Fernandes
Oct. 12 - 3 min read
020

Networking é basicamente construir uma rede de contatos e potencializar suas oportunidades através dessa rede.

Hoje em dia a habilidade de fazer networking é muito bem vista por pessoas de sucesso e para aqueles que almejam coisas grandes na vida, através dele você pode conhecer mais e mais pessoas, novas oportunidades de trabalho e também adquirir novas técnicas e conhecimentos, e isso em questão de tempo te tornará uma pessoa muito melhor em todos os sentidos da vida.

Você é a média das 5 pessoas com quem mais anda

O ambiente tem grande influência sobre as pessoas, um ambiente negativo, com o tempo, transforma qualquer pessoa em uma pessoa mais negativa e desanimada, um ambiente próspero e positivo também tem o mesmo resultado.

Acredito que vocês, assim como eu, sentiram que deram pelo menos um pequeno passo adiante, seja profissional ou pessoal, após entrarem na comunidade do estágio, pela quantidade de pessoas que tem o mesmo objetivo em comum, EVOLUIR!

Mas muitas pessoas ainda não tem uma habilidade forte de realizar um bom networking, ou não conhecem algumas técnicas, que podem ser aprendidas com certa facilidade. Eu trouxe algumas dicas e técnicas que podem te ajudar nesse sentido, que aprendi em alguns livros excelentes sobre isso que também irei citar.

Livros:

  1. como fazer amigos e influenciar pessoas
  2. as armas da persuasão
  3. como convencer alguém em 90 segundos
  4. desvendando os segredos da linguagem corporal

 

Esses foram os poucos que li até o momento, mas ainda tem muitos outros que falam sobre esse tema. Bora pras dicas…

1 - Vá sozinho a palestras e eventos de seu interesse

Sei que a timidez é um grande problema na maioria dos casos, mas nesses encontros profissionais, ir sem conhecer outras pessoas pode te incentivar a falar com outras e não prende sua atenção apenas para a sua companhia, fica uma conversa muito mais direta.

2 - tenha alguma meta nesses eventos

Nem que seja conseguir pelo menos 1 contato novo, isso já poderá ajudar muito a crescer sua rede. Outra ideia de meta útil é manter uma conversa com um desconhecido por pelo menos 5 minutos, isso já é um começo para aprofundar a relação e conhecer um pouco as pessoas.

3 - Seja chamativo

A maior parte da comunicação é não verbal e quem não é visto não é lembrado, nessas ocasiões perfeitas para networking, busque sempre ser visto de alguma forma.

(Não é pra sair gritando ou fazendo coisas fora do normal que façam todos olharem para você, mas para chamar aquela atenção de forma discreta, sacou?)

 a maioria das pessoas usam cores neutras nas roupas como cinza, branco e preto. Ao usar uma camisa vermelha ou azul já é um grande diferencial, não é uma cor neon super chamativa estilo carnaval, mas um azul, verde ou amarelo, já dá uma diferenciada.

Não fique pelos cantos, ninguém se lembra da pessoa que fica isolada no canto, busque sempre ficar próximo ao centro para que muitas pessoas possam te ver mesmo que indiretamente.

Aqui encerro a primeira parte do conteúdo sobre networking, espero que tenham gostado e logo menos trago a parte 2.


Report publication
    020

    Recomended for you