Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Nem sempre quem quer (consegue) dar um jeito

Nem sempre quem quer (consegue) dar um jeito
Ana Glaucia Cardoso
Oct. 31 - 3 min read
000

 

Se você utiliza a internet há um tempo, provavelmente já deve ter se deparado com a frase "quem quer, dá um jeito e quem não quer, arruma uma desculpa" em textos motivacionais pela internet. Mas será que essa realmente é uma verdade absoluta? 

Segundo dados do IBGE, divulgados no final do ano passado, o Brasil é o nono país mais desigual do mundo. Isso acaba dificultando um pouco as coisas para os brasileiros, principalmente aqueles que em condições mais vulneráveis, minorias e os mais pobres. 

Mas não é difícil encontrar pela internet coachs (normalmente filhos de empresários e/ou pessoas de classe média alta) induzindo diversas pessoas a acreditarem que se o sucesso, fama e/ou dinheiro ainda não chegaram foi porque a gente está arrumando desculpa ao invés de dar um jeito e "fazer acontecer". Mas você já parou pra pensar que enquanto uns vão pra faculdade no carro dos pais outros precisam pegar diversos transportes pra estudar, tendo que sair 3 ou 4 horas antes de casa?

É, meu amigo... A vida não é esse morango que muita gente quer desenhar pra você.

Hoje em dia o mundo tá tão fascinado pela produtividade a todo custo que ignora o fato de que enquanto uns tem apoio familiar, uma condição econômica favorável e diversas oportunidades surgindo do nada outros precisam suar muito, abdicar de noites de sono saudáveis, alimentações balanceadas e até mesmo da própria saúde mental pra conseguir correr atrás dos seus sonhos.

Tem gente que simplesmente não tem escolha e chega uma hora que o corpo cansa, a mente esgota e o corpo simplesmente para. Então, por favor, não se deixe levar por essa ideia de que "quem quer, dá um jeito". Às vezes, simplesmente não dá pra dar mais "jeitos". Você dá "um jeito" com as coisas de casa, tentando conciliar trabalho com a faculdade, com as contas para pagar que aumentam a cada mês, com seus filhos, com seus pais... Enquanto outros só precisam "dar um jeito" de te fazer acreditar que você não faz o suficiente, enquanto eles usufruem dos privilégios.

Dê o seu melhor sempre, mas jamais se compare com ninguém. Cada um tem uma realidade diferente, uma condição diferente, uma perspectiva sobre diferentes assuntos. Infelizmente, tem gente que vai precisar se doar o dobro, o triplo para conseguir o que vem fácil para outros. Mas no final, ao dar o seu melhor, dentro da sua possibilidade, da sua realidade, o bem (ou seria o bom?) vence. 


Report publication
    000

    Recomended for you