Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

NASCIMENTO DA ERA CAÓRDICA

NASCIMENTO DA ERA CAÓRDICA
Julio Cesar de Andrade Almeida Junior
Jan. 17 - 2 min read
000

Já há algum tempo eu venho pensando e conversando com algumas pessoas sobre a total desconexão que vejo entre os nossos modelos de organizações tradicionais com o mundo que vivemos hoje, cada vez mais veloz e exponencialmente alterado. E como o desenvolvimento de novos conceitos que combinem competição e cooperação para tratar de questões críticas, precisam ser discutidos e entendidos.

Seja na política (e vejam que não estou entrando em discussões de ser a favor desse ou daquele governo. Minha questão é o modelo como se apresenta), no modelo atual de ensino, nas igrejas (sejam de que religiões forem), e principalmente nos modelos organizacionais das corporações (que se baseiam em conceitos falhos do século XVII), há uma distância enorme entre o que são, como podem se tornar e como deveriam ser.

O livro “Nascimento da Era Caórdica” foi escrito em 2000, mas bem que poderia ter sido escrito em 2020. Imagino que será lido até mesmo em 2040, dado que suas ideias, sem sombras de dúvida, servirão de exemplos para diversas mudanças na sociedade. Seu autor, Dee Hock, é fundador e CEO emérito da VISA Internacional, fundada em 1970, através de uma estrutura caórdica (ver termo mais adiante), não acionária, com fins lucrativos, composta por 22 mil membros, que competem entre si pelos 750 milhões de clientes e ao mesmo tempo cooperam uns com os outros, respeitando mutuamente transações que ultrapassam 1,5 de dólares por ano. Ah, e em 1970, quando a VISA foi criada, não existia nem internet e nem a compensação eletrônica de fundos!   

Daí surgiu o termo Caórdico, definição criada pelo próprio Dee Hock, que pega as primeiras partes das palavras Caos e Ordem.  

Vejam mais detalhes no meu artigo no Linkedin. Boa Leitura!

https://www.linkedin.com/posts/activity-6756660128323305472-BltQ

 


Report publication
    000

    Recomended for you