Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Não produza conteúdo para web antes de ler isso

Não produza conteúdo para web antes de ler isso
Fernando V. Alberigues Da Silva
Aug. 13 - 6 min read
010

No final você vai me agradecer, mas me prometa uma coisa: não produza conteúdo para web antes de ler esta publicação, certo?

 

Mapeamento de conteúdo para web

O mapeamento é uma etapa que vem antes da produção em si. Ela precisa ser muito valorizada, pois ninguém chega a um lugar desconhecido sem um guia. E, com a produção de conteúdo, você está visando obter resultados, não é mesmo?

Então é bom saber como se preparar para alcançá-los.

 

Aqui, vamos perceber que o mais importante é a direção e não a velocidade. Sem um mapeamento, todo seu esforço para criar e engajar uma audiência pode se resumir a nada. E, tenho certeza, que você não quer isso, certo?

 

A seguir, vamos falar das principais funções de um mapeamento. Pois com um bom guia em mãos, temos grandes chances de acharmos o caminho certo na produção de conteúdo para web. 

Então vamos às funções?  

 

O mapeamento de conteúdo para web e suas principais funções

mapeamento de conteúdo para web: descobrindo o caminho

Um mapa tem por principal função ser um guia. Na produção de conteúdo para web não é diferente. O mapeamento serve para pôr a produção no caminho certo de uma estratégia digital. Pular esta etapa pode levar a erros graves. Então, não produza conteúdo ainda.

 

Pensemos, como seria possível caminhar por um terreno que você não conhece sem o auxílio de um guia? Seria uma tarefa muito arriscada, concorda? Não é diferente aqui, você precisa de um guia.

 

Não é só produzir em grande quantidade, como dizem os gurus do marketing. O conteúdo precisa educar a audiência, aumentar o tráfego para um determinado site e fortalecer a autoridade. 

 

Você não quer ser visto como alguém que não sabe o que está fazendo, certo? Para isso, é preciso conhecer o terreno. Sendo assim, é preciso fazer um mapeamento.

 

Então, sem mais delongas.

O mapeamento se divide em três fatores fundamentais.

Vamos a eles? 

   

Primeiro fator: análise de personas

Para produzir conteúdo de qualidade para web, é preciso saber para quem você está produzindo. Sei que você não deseja que seu conteúdo seja ignorado. Então, neste momento, você precisa conhecer a sua persona.

Análise de personas: saiba para quem  

Não caia na ilusão de que só existe o seu conteúdo na web. Um grande número de produtores estão tentando chamar a atenção do mesmo público que o seu. Por isso, seja preciso para resolver as dores de quem você pretende conquistar.

 

O seu conteúdo necessita solucionar problemas. Com isso, é fundamental que você nunca perca de vista quem você deseja amparar. Logo, antes de produzir o seu conteúdo para web, não se esqueça de considerar as particularidades da sua persona. Esse é o primeiro fator.

 

Lembre-se sempre de que o seu conteúdo não é o único e a persona escolherá o que tiver mais a ver com ela.

Dito isso, vamos ao próximo fator! 

    

Segundo fator: compreensão da jornada de compra

Não basta saber para quem, mas em qual momento o conteúdo encontrará o usuário. Aqui, o objetivo é entender como a persona se comporta na jornada de compra. Esta jornada se divide em em três momentos: 

  • atração;

  • consideração;  

  • decisão. 

Os usuários procuram soluções para os seus problemas em diversas páginas antes de tomar uma decisão. O conteúdo que você vai produzir precisa estar alinhado ao momento em que a persona se encontra nesta jornada. 

 

Pois, fazendo isso, será capaz de direcionar o conteúdo certo para o momento certo. É importante entender isso para produzir um conteúdo muito mais assertivo.

  

Neste segundo fator, o que está sendo chamado à observação é a compreensão da jornada de compra. Posto isso, o conteúdo fica bem direcionado e específico. 

Vamos ao último fato? 

 

Por fim: criação do mapa de conteúdo

Ao chegarmos aqui, já entendemos que é importante saber para quem vamos produzir conteúdo. Definimos a nossa persona, certo? 

Além disso, entendemos que o conteúdo precisa estar alinhado à etapa em que a persona se encontra. Compreendemos a jornada de compra, não é mesmo? 

Agora, com este conhecimento em mãos, já podemos criar pautas de conteúdos direcionadas. Aqui, é o momento de pôr em prática o entendimento das etapas anteriores e criarmos o nosso mapa para a produção de conteúdo para web.

 

Você sabe que na jornada de compra a persona pode se encontrar em três etapas distintas. Atração, consideração e decisão, lembra? 

Por isso é imprescindível que você tenha uma lista de conteúdo para cada etapa da jornada e crie descrições de como eles serão produzidos. 

 

Se você leu atentamente até aqui, o terreno da produção de conteúdo para web não é mais desconhecido. Pois você acabou de o mapear

 

E agora? 

 

Agora sim: vamos produzir! 

Concluímos que agora você sabe para quem produzir, considera as particularidades da persona. Entende que existem momentos e conteúdos específicos para eles, há uma jornada de compra. E carece ter isso tudo bem detalhado antes de começar produzir conteúdo para web, criando um mapa.

Entendido isso, agora você domina o terreno.

Vamos pôr as mãos na massa?

 

Contudo, se você conhece alguém que começou a produzir conteúdo, mas está perdido, mande este guia para ele. Se te ajudou, me deixe um comentário para saber que fiz um bom trabalho de mapeamento. 

 

Está esperando o que? Está com o mapa? Não perca mais tempo

Comece a produzir o seu conteúdo para web.


Report publication
    010

    Recomended for you