Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Não é egoísmo: não é não

Não é egoísmo: não é não
Ana Carla Gouveia
Sep. 13 - 3 min read
080

Olá leitores, tudo bem com vocês? Olha ela que aparece aqui uma vez por semana... =)

Hoje eu venho trazendo um assunto tanto polemico quanto necessário: a habilidade de dizer não.

Então, você saber dizer não, quando seu espírito clama para dizer não, mas você, pensando com sua boa alma diz sim para aquilo que era necessário dizer NÃO?Pois é, Ana Carla, ta falando e não ta dizendo muita coisa... Então continua lendo meu lindo(a) que tu vai entender.

Nosso cérebro faz sinapses neuronais todo santo dia. Quando somos crianças, durante a primeira infância, mais especificamente de zero a seis anos, ouvimos muito a palavra não. Não pode, não mexe, não come, não coloca isso na boca, não fala assim, não vai ali, não fale com pessoas estranhas, não aceite doce de estranho e lá vai uma ladeira abaixo de nãos. Mas você sabe qual é o efeito rebote que isso causa em nós quando crescemos? Tendenciamos a dizer sim para quase tudo o que nos cerca e é oportuno, até para pessoas e situações que nos fazem mal. 

Meu Deus do céu e do universo, mas por que isso acontece???

Ora ora, porque simplesmente não queremos ser pessoas negativas e claro, ansiamos para desfrutar dos sins que nos aparece.

Porém, agora que a coisas começam a ficar sérias. Você, em sã consciência das suas faculdades mentais, já disse não para aquela amizade ou relacionamento tóxico? Já disse não para ambientes que te fazem mal, convites dos mais simples, como eventos, propostas do @crush, ou situações que não vão te fazer bem??? A tendência é lá e ir dizem sim né. Por que isso acontece?

Primeiro porque o cérebro já se sabota automaticamente e diz logo um sim, segundo que não queremos parecer negativos, terceiro que quando a gente diz não ou se recusa a algo ou alguém, já ouvimos logo um "NOSSA QUE EGOÍSTA".

Mas acontece que aprender a dizer não, não é egoísmo (agora ficou paradoxal rs).

Precisamos discernir situações, pessoas, ambientes e  ter maturidade e coragem para negar as coisas. Não estou falando para você dizer não para tudo, mas apenas para ter maturidade e plena convicção que o melhor para si, as vezes é soltar um bom e simples NÃO... Meu caro, isso é até bíblico, ta escrito lá para negarmos a nós mesmos.

A resenha de hoje e da semana é essa, pratique a habilidade do na-ne-ni-no-nu- não!!! Como de costume, vou deixar aquela frase bem reflexiva:

Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada domine.

1 Coríntios 6:12

 Beijos, tenham uma semana de paz e alegria e #usemascara


Report publication
    080

    Recomended for you