Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Não acredite nestes 5 mitos sobre entrevistas de emprego

Não acredite nestes 5 mitos sobre entrevistas de emprego
Thaís Martins
Oct. 20 - 2 min read
010

Como saber se eu realmente estou me preparando para dar uma entrevista matadora?

Diante de tantas informações, é normal nos sentirmos perdidos.

A partir de hoje você saberá com o que realmente deve se preocupar ao participar de uma entrevista de emprego.

"Quem fala muito se destaca"

Falar sem parar nem sempre é garantia de sucesso, pelo contrário, pode afastar o recrutador e demonstrar insegurança. É necessário medir nossas palavras e comentar o que realmente for relevante, tanto em entrevistas em que há apenas você e recrutador quanto em dinâmicas de grupo. A nossa escuta ativa nestes momentos também deve se fazer presente para ajudar a organizar nossos pensamentos e saber o que é, de fato, necessário dizer.

"Optar sempre por respostas curtas"

Incluir informações extras e pertinentes é sempre bom. Mas, lembre-se que, a entrevista é, resumidamente, uma forma de saber informações que estão além do currículo, logo, o recrutador quer saber algo mais detalhado. Não quer dizer que você deve enrolar, repetir informações... mas, explicar suas experiências de uma maneira mais aprofundada, controlando sempre o seu tempo. Você só deve restringir sua resposta se o questionamento for direto e objetivo.

"Só é contratado quem tem indicação"

Isso não é uma regra. As indicações podem potencializar o recrutamento de candidatos com perfil mais adequado a empresa, mas as indicações não mudam o processo seletivo e nenhuma fase é deixada de lado. Empresas maduras entendem a importância de cada fase de seleção e as aplicam com o devido vigor de acordo com o requisito da vaga. Afinal, esta é a única forma de garantir que a pessoa certa seja contratada para a posição desejada. Então que tal levar esse mito como uma forma de aumentar seu networking?

"Uma mentirinha não faz mal"

Mentira é sempre um erro grave. Seja sincero e informe apenas o que realmente for verdade, afinal, caso seja contratado, correrá o risco de ser desmentido durante e isso poderá prejudicar sua carreira. 

"Toda pergunta tem uma resposta certa"

Não existe uma lista com respostas corretas, mas é de grande importância que sua resposta seja completa e com exemplos, como experiências, vivências e situações em que você atuou.

Agora que você já está mais preparado para encarar o processo seletivo, me deixa saber nos comentários o que achou ⬇️

Aproveite e encaminhe este artigo para alguém! 😉
fnt linkedin

 


Report publication
    010

    Recomended for you