Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Mundo MUVUCA

Mundo MUVUCA
Adriane Barbosa
Dec. 17 - 2 min read
000

Você provavelmente deve conhecer ou já ouviu falar sobre o mundo VUCA, certo? De qualquer forma, vou te explicar. Mas e o mundo MUVUCA? Cê tá ligadx ou ainda não? Ele é um pouco menos famoso, mas tão importante quanto, então segue o baile comigo que vamos falar sobre isso!

Fato interessante: a ideia do significado de mundo V.U.C.A. surgiu do vocabulário do exército americano. Teve início no final da década de 90, onde foi atrelado a ideias voltadas para a área da gestão e estratégia. 

O nome do estudo é apresentado pelo Colégio Militar dos Estados, onde  VUCA é uma sigla que descreve a volatilidade (volatility), a incerteza (uncertainty), a complexidade (complexity) e a ambiguidade (ambiguity) existente no cenário atual do mundo.

Porém, o conceito de mundo VUCA fez sucesso e acabou saindo da bolha do exército, agregando demais ao âmbito educacional e da evolução das organizações mundiais. Com isso, ganhou mais duas letras, utilizadas para apresentar as novas abordagens mundiais que precisam ter um significado (meaningfull) e impacto global  (universal).

Vamos para a explicação mais densa de cada uma das letras de MUVUCA?

M – meaningfull (significado): ações precisam ter significado, propósito;

U – universal (global): as ações nesse mundo precisam ter impacto global; 

V – volatile (volátil): caracterizada pelo ritmo acelerado com que ocorrem mudanças impactantes na vida, onde os contextos se atualizam constantemente. Certo e errado já não existe mais, tudo depende da adequação do contexto social;

U – uncertain (incerto): é uma característica do contexto onde as realidades são cada vez mais incertas, sem verdades absolutas, tudo é relativo;

C – complex (complexo): complexidade que retrata interações não lineares, resultados não previsíveis. A complexidade aumentou ainda mais com a velocidade e quantidade de informações geradas e é humanamente impossível acompanhar todas as realidades em tempo real;

A – ambiguous (ambíguo): descreve um tipo específico de incerteza que resulta das diferentes interpretações quando as evidências existentes são insuficientes para esclarecer o significado de um determinado fenômeno.

Vivemos em uma era MUVUCA, onde a adaptabilidade e flexibilidade são soft skills essenciais para viver e conquistar esse mundão afora. E aí, já conhecia o mundo MUVUCA? Me conta aqui nos comentários!! 


Report publication
    000

    Recomended for you