Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Mundo BANI: O que é?

Mundo BANI: O que é?
Rayssa Silva
Jan. 25 - 3 min read
000

Olá!

No texto de hoje, vou falar sobre o Mundo BANI. Você já ouviu falar sobre isso? Na verdade, estamos vivendo nesse contexto.

Mas antes de falar sobre o BANI, é importante citar o mundo VUCA. Esses dois conceitos podem ser considerados como a continuação do outro, ou seja, após o mundo VUCA, veio o mundo BANI.

VUCA é a sigla em inglês que significa as seguintes palavras: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). Tudo isso descreve as incertezas e a rapidez na qual ocorrem as transformações no mercado.

Recentemente, falei sobre o mundo VUCA neste texto aqui: Já ouviu falar no Mundo VUCA Prime?

O conceito BANI foi criado pelo autor, antropólogo e futurista norte-americano Jamais Cascio. Ele descreve que estamos vivendo na “era do caos” em todas as áreas. 

Esse “caos” da atualidade reflete a intensificação dos conceitos do mundo VUCA, além de ser ainda mais explícito no atual cenário pós-pandemia.

Mas o que significa BANI?

BANI é a sigla formada pelas iniciais das palavras (em Inglês):

  • Brittle (Frágil);

  • Anxious (Ansioso);

  • Nonlinear (Não linear);

  • Incomprehensible (Incompreensível).

Vamos ver abaixo um pouco mais sobre o significado de cada  palavra:

Brittle (Frágil)

A questão da fragilidade significa como as coisas podem mudar a qualquer momento e com a utilização da Internet, as mudanças ocorrem em segundos, literalmente. 

Um exemplo disso foi quando o bilionário Elon Musk fez um tweet com a hashtag “#Bitcoin” seguida de um emoji de coração partido. Embaixo, tinha um casal que dizia: “Ela: Eu sei que eu disse que a gente terminaria se você citasse outra frase de uma música do Linkin Park, mas eu encontrei outra pessoa”. “Ele: então, no final, isso não importou?”.

Só isso foi o suficiente para que as cotações dessa criptomoeda caíssem no mercado.

Fonte: perfil oficial, em 21/01/2023.

Anxious (Ansiedade)

Com as atuais incertezas sobre os diversos aspectos de nossa vida, além da intensa veiculação de informações sobre qualquer lugar e em diversas plataformas, nos gera o sentimento de ansiedade.

Isso é muito delicado e causa muito mais apreensão sobre o futuro. 

Nonlinear (Não linear)

As incertezas tornam as situações difíceis para que se mantenham, as tornando sem previsibilidade, ou seja, planejar algo a longo prazo é muito mais desafiador, bem como prever o que possivelmente pode estar por vir.

Incomprehensible (Incompreensível)

Como atualmente tudo muda muito rápido e novas informações chegam a todo momento,  fica muito mais difícil compreender quais os próximos passos e atitudes a serem tomadas.

Mas, e agora!? Como lidar com isso?

Segundo o escritor e professor Marcelo Pimenta, essas são algumas das habilidades fundamentais para encarar essas transformações:

  1. Resolução de Problemas
  2. Visão de gerenciamento
  3. Pensamento crítico
  4. Aprendizado contínuo
  5. Seja humano

Para saber lidar com tudo isso, certamente não é fácil, mas temos que de alguma forma nos preparar para conviver e se estabelecer em relação ao mundo BANI, o qual já está em evolução e é possível que possamos ver uma sigla em breve.

Até a próxima! 🚀


▶ Para saber mais, referência:

O que é Mundo BANI e quais competências você precisa conhecer?




Report publication
    000

    Recomended for you