Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Minha primeira avaliação de desempenho. Como lidar?

Minha primeira avaliação de desempenho. Como lidar?
Jornada da Efetivação
Sep. 30 - 4 min read
000

Para quem nunca passou por uma avaliação de desempenho, à primeira vista pode parecer assustador. Mas esse momento nada mais é do que uma ferramenta de avaliação das suas competências técnicas e comportamentais a fim de entender o que você evoluiu nos primeiros meses de empresa, mas também identificar o que ainda precisa melhorar.

A frase que você precisa ter em mente durante a avaliação é “muita calma nessa hora”, pois sua inteligência emocional, capacidade de dar e receber feedbacks vai ser posta a prova. Então vamos ver como você pode se preparar?

Esteja aberto a ouvir
 

Ouça com atenção e coração aberto o que seu gestor tem a dizer, seja positivo ou negativo. Absorva as informações, se puder até anote, para que você possa refletir sobre depois com mais calma e filtrar o que realmente faz sentido e o que você não concorda. Assim vai ser mais fácil para traçar next steps, mas também para ter uma segunda conversa com seu gestor se sentir que é necessário.

Quem não gosta de receber um biscoito?
 

Um feedback positivo tem o poder de deixar o seu dia muito melhor! Mas o que fazer com ele além de dizer “Obrigada(o)”?

Explore este feedback positivo, diga se você também percebeu que melhorou em certo aspecto; fale sobre o seu processo para chegar em tal conquista. Afinal, não foi pura sorte, tenho certeza que você trabalhou muito para conseguir esse reconhecimento. Mas apesar de já ter avançado bastante, sempre se pode melhorar. Portanto, pergunte ao seu gestor  como você pode dar continuidade a essa evolução, que tipos de tarefas ou responsabilidades você pode assumir que vão te ajudar a potencializar seus resultados.

Meu gestor me deu um feedback negativo, como reagir?
 

Mantenha a compostura. Se não concordar com algo, não adianta de nada tentar ficar se justificando e rebatendo cada ponto analisado. Isso pode até te prejudicar ainda mais, até porque sua mente vai estar a mil por hora, impedindo que você pense com calma e clareza. Então não opte pela postura defensiva e lembre do primeiro ponto deste artigo: esteja aberto a ouvir. O mais importante a se fazer nessa situação é perguntar ao gestor o que você pode fazer para melhorar. Vocês podem até mesmo montar em conjunto um plano de ação para cada ponto a ser trabalhado.

Autoavaliação
 

Dependendo da empresa e do modelo de avaliação de desempenho que seja utilizado, pode ser pedido que você faça uma autoavaliação e apresente para o gestor. A autoavaliação é importante para você demonstrar como se enxerga, mas também deve ser levado em conta a reputação que você construiu dentro da empresa, ou seja, o que as pessoas acham de você.

Procure abordar seus pontos fortes e fracos; identificar conquistas e resultados; dar exemplos de habilidades que conseguiram ser aprimoradas e o que ainda precisa ser desenvolvido; compartilhe sua realização favorita e o que aprendeu com ela; como você agrega valor à organização e se você se desenvolveu conforme o esperado pela empresa. Esses são alguns exemplos do que você pode levar nessa apresentação, mas reserve um tempo para essa reflexão a fim de conseguir identificar os pontos mais relevantes.

Próximos passos

Encare a avaliação de desempenho como algo positivo e faça uma análise mais objetiva sobre ela. Pense em quais foram os elogios, os pontos fortes destacados pelo gestor, os resultados importantes que você teve, mas também dê atenção aos pontos de melhoria levantados. Se você montou um plano de ação com seu gestor, não espere até a próxima avaliação. Assim que começar a colocar o plano em prática, faça um acompanhamento constante do seu desempenho. Dessa forma você pode fazer ajustes no seu plano de ação conforme for necessário.

Trabalhar sua inteligência emocional antes desse momento vai te ajudar com certeza. E se você deseja se aprofundar nesse assunto, fazendo parte dos Jovens Titãs você terá acesso a um módulo totalmente voltado para inteligência emocional. Incrível né? Então clica aqui e não perde essa chance! Te aguardo nos corredores virtuais 🤩

 


Report publication
    000

    Recomended for you