Atividades
  • Notificações
  • Tags
  • Favoritos
Nenhuma notificação

Mindset e resiliência

Mindset e resiliência
Francyne Marilia Firmes dos Santos
out. 30 - 3 min de leitura
0 Curtidas
0 Comentários
0

       Como você encara suas dificuldades e falhas? Recentemente, enquanto fazia um curso, me deparei com um TED talk de Carol Dweck - pesquisadora, psicóloga, professora da Universidade Stanford e autora de livros sobre motivação, sucesso e desenvolvimento pessoal. Achei tão interessante que resolvi compartilhar os insights que eu tive com vocês neste artigo.

       Em sua apresentação, Dweck fala sobre como a forma que encaramos o nosso processo de aprendizagem é crucial na busca por nossos objetivos: se nos focamos apenas em alcançar o resultado de maneira imediata (foco no agora), encaramos as dificuldades durante este processo como uma “prova” de nossa falta de inteligência e/ou capacidade. Entretanto ao encararmos os obstáculos como uma etapa deste processo, enxergamos as dificuldades e as falhas como oportunidades de melhoria uma vez que entendemos que ainda não chegamos onde gostaríamos, porém estamos no caminho. 

       Dweck chama a atitude mental que temos com relação aos aspectos que nos cercam de mindset. Segundo ela, existem dois tipos de mindset: o fixo e o de crescimento. Sendo assim, aqueles que encaram as dificuldades como provas de sua incapacidade se enquadram no mindset fixo e aqueles que encaram obstáculos como oportunidades de melhoria se enquadram no de crescimento. 

       O mindset fixo, conforme Dweck comprovou em seus estudos, traz frustração e falta de motivação para aqueles que o possuem fazendo com que essas pessoas evitem situações desafiadoras por temerem as dificuldades. Já aqueles que são movidos pelo mindset de crescimento são mais resilientes e motivados, uma vez que são capazes de aprender com seus erros e seguirem em frente em busca de seus objetivos.  

 

       Agora vamos aos insights:

 

  • O mindset de crescimento pode ser desenvolvido:

Em sua palestra, Dweck mostra dados de estudos que demonstram que em escolas onde tradicionalmente o desempenho dos alunos era tradicionalmente baixo as notas dos alunos melhorou drasticamente cerca de um ano depois que os educadores passaram a desenvolver nos estudantes o mindset de crescimento. Isso comprova que o mindset de crescimento pode - e deve - ser aprendido e desenvolvido.

 

  • Os erros só se tornam definitivos se você permitir:

Todas as pessoas consideradas de sucesso possuem pelo menos uma coisa em comum: todas elas falharam em algum momento de suas vidas, porém não permitiram que isso as impedissem de alcançarem seus objetivos. Entenda que erros e dificuldades fazem parte da vida e desenvolva o mindset de crescimento para aprender com eles e seguir em frente!

 

  • Só é resiliente quem acredita em si mesmo:

Pessoas com mentalidade fixa não veem sentido em serem resilientes pois não acreditam que podem se desenvolverem o suficiente para alcançarem aquilo que desejam. Sendo assim, para elas, persistir em momentos de dificuldade e um esforço que simplesmente não faz o menor sentido.

 

Assista ao TED talk de Carol Deweck que originou esse artigo aqui (o vídeo tem opção de legenda em português brasileiro! ) : 

https://www.ted.com/talks/carol_dweck_the_power_of_believing_that_you_can_improve?language=pt-BR#t-374843

 

Até breve!


Denunciar publicação
0 Curtidas
0 Comentários
0
0 respostas

Indicados para você