Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Metodologias ágeis: você sabe o que é e como aplicar?

Metodologias ágeis: você sabe o que é e como aplicar?
Tatiana Lourenço
Aug. 9 - 3 min read
020

Hello, world!

Space World GIF

Como vão vocês?

Bom, vem cá...

Imagina desenvolver um projeto, empenhar-se nele com afinco e, no fim, descobrir que ele não funciona? Que ele não está correto em sua aplicação ou até mesmo não possui mais funcionalidade após o período de desenvolvimento?

Seus problemas acabaram! Nesse contexto, surgem as METODOLOGIAS ÁGEIS (agile methodology). Esse método de trabalho é muito utilizado nas empresas mais modernas do mercado e o conhecimento em metodologias ágeis já é, inclusive, solicitado como pré requisito para muitas vagas, até mesmo de estágio

Tudo isso começou com a tentativa de inovar no desenvolvimento de softwares. Muitas vezes, após concluir todo o projeto, era identificado um erro inicial e tudo estava perdido, sendo necessário recomeçar do zero. Por isso, 17 desenvolvedores se uniram para criar o Manifesto Ágil. Esse documento é como uma bíblia para a metologia ágil.

garrett morris bible GIF

O manifesto conta com 4 valores primordiais:

  • Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

É claro que a metodologia ágil é conhecida e implementada por diversos desenvolvedores ao redor do mundo. Porém, essa linha de trabalho tem se estendido até mesmo para outros segmentos. Claro, né, quem é bobo de não começar a trabalhar com essa belezura? :P

homer simpson tongue out GIF

Tá, Tati, mas como implementar de fato esse conceito no meu trabalho ou na minha vida?

Bom, existem diversos modelos ágeis para seguir, como o Scrum, Kanban, XP, SAFe e muitos outros que posso detalhar em outro post.

Mas o fato é: NÃO NECESSARIAMENTE VOCÊ PRECISA SEGUIR UM MODELO.

Adeque ao seu contexto e ao que funciona para você. Não existe receita de bolo, é necessário seguir e trabalhar com os princípios dessa arte (momento filósofa).

Então, deixo a dica aqui pra vocês sobre quais princípios seguir para implementar a Metodologia Ágil:

1 – Planeje!

Nunca comece nada sem primeiro pensar e planejar. Pensar no MOTIVO de executar determinada tarefa, COMO vai fazer para desenvolvê-la e analisar com afinco as diferentes possibilidades.

2 – Alinhamento

Divida com sua equipe a metodologia para que todos percebam o valor dessa mudança. Durante todo o trajeto, é muito importante que sejam todos transparentes para evitar desavenças lá na frente, beleza?

meeting team work GIF by Hey Arnold

3 – Aprenda com os erros!

Sim. Errar é humano. É clichê mas é verdade no sentido mais autêntico. E errar é importante, ele serve de insight para aprendizado e quanto antes errar, mais rápido encontrará a forma de acertar 😉

4 – Treine, treine, treine

Toda sua equipe, além de alinhada, deve estar muito bem treinada no momento de implementar as metodologias ágeis. É importante que todos saibam de cór os princípios e como aplica-los.

5 – Espírito de equipe sempre. #teamwork

Talvez esse seja o ponto mais importante ao se trabalhar com métodos ágeis. É muito importante criar ambientes confortáveis, abertos ao diálogo, tranquilo e sem julgamento. Um time engajado supera desafios e entrega resultados. As pessoas são o coração de qualquer projeto, elas são responsáveis por fazer a diferença!

Legal, né? Esse assunto é muito bom e espero trazer muitos posts sobre ele para vocês.

Mas,

Julian Castro 2020 Race GIF

Por hoje é só!

Beijos e abraços.


Report publication
    020

    Recomended for you