Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
BACK

Mês das mulheres: Grandes Invenções

Mês das mulheres: Grandes Invenções
Alice Petry
Mar. 6 - 3 min read
010

No dia 8 de março é comemorado o dia internacional das mulheres, então eu decidi tirar este mês para celebrar mulheres e meninas incríveis, e hoje eu quero contar para você sobre cinco das melhores invenções que você provavelmente não sabia que foram feitas por nós! 

 

Sistemas de segurança residencial

A enfermeira Marie Van Brittan Brown teve a ideia de criar um sistema de segurança para sua casa depois de saber que a criminalidade vinha aumentando em seu bairro, na região de Queens, na cidade de Nova York. A ajuda policial, segundo Van Brittan, demorava cada vez mais.

Ela patenteou sua criação – uma câmera que se movia para ver através de olhos mágicos de diferentes alturas e enviava as imagens para um monitor – em 1966, conseguindo sua aprovação em 1969.

Fibra à prova de balas

Enquanto pesquisava por plásticos fortes e resistentes para a confecção de pneus de carro em 1964, a química americana Stephanie Kwolek criou uma nova fibra cinco vezes mais forte do que aço. A Kwolek registrou sua invenção com o nome de Kevlar e atualmente ela é usada na fabricação de coletes à prova de balas, caiaques e até mesmo frigideiras.

 

Antifúngico

Considerada o primeiro remédio eficaz no tratamento de infecções causadas por fungos, a Nistatina foi desenvolvida por Rachel Fuller Brown e Elizabeth Lee Hazen, pesquisadoras do laboratório do Departamento de Saúde de Nova York que se comunicavam sobre seus experimentos através de cartas, em 1950.

 

Combustível de satélite

A substância Hydyne foi desenvolvida pela americana Mary Sherman Morgan enquanto ela liderava a parte técnica da Rocketdyne, a maior empresa de fabricação de motores para foguetes dos Estados Unidos na época. Com a Hydyne usada como combustível, a Rocketdyne foi responsável pelo Explorer I, o primeiro satélite lançado com sucesso pelos EUA, em 1957.  Demais, né?

 

Tecnologia Wireless

Hedy Lamarr, além de ter sido uma estrela de Hollywood, também foi responsável pela criação de um sistema de comunicações que foi desenvolvida até se tornar o Wi-Fi que conhecemos hoje. A austríaca queria um sistema que permitisse a comunicação durante a Segunda Guerra Mundial e que guiasse os mísseis atirados aos inimigos sem que fossem detectados, A invenção se deu com a ajuda do inventor George Anthel e a ideia surgiu quando ele e Lamarr estavam tocando piano, fazendo um dueto e alternando os controles do instrumento. A partir deste experimento, atriz notou que, mudando constantemente a frequência entre o emissor e o receptor, a comunicação ficaria somente entre eles e o inimigo não saberia de nada. Graças a esta nova criação, foram desenvolvidos o Wi-Fi, o GPS e o bluetooth!

 

Você conhece mais alguma invenção legal feita por uma mulher? Me conta nos comentários! 


Report publication
    010

    Recomended for you