[ editar artigo]

Mentoring & Counseling: Porque precisamos falar sobre isso?

Mentoring & Counseling: Porque precisamos falar sobre isso?

Essa é uma conversa que inicia ainda na faculdade, nos últimos períodos, com o incentivo de uma brilhante professora da disciplina de TGA.

A metodologia coaching ainda não era tão conhecida como hoje, e ela já emprestava livros sobre mentoring, e me incentivava a descobrir e conhecer mais sobre John Whitmore. Como um bom curioso que sou, eu amava todo aquele novo cenário que era colocado a minha frente.

Universitário de Administração, com um pezinho nas disciplinas comportamentais: o tema + a minha personalidade = match perfeito (rs)

Mergulhei nos artigos, livros, resenhas, vídeos, entrevistas ... saí devorando tudo! Mas estava me esquecendo o principal, que estava a minha frente, ali, literalmente a minha frente.

O processo de mentoria envolve um mentor e seu mentoreado, onde um expõe suas questões e dificuldades, e o outro traz, através da sua expertise, experiências capazes de agregar valor à trajetória desse indivíduo. Era justamente aí que eu estava me perdendo.

O maior momento desse processo eu estava deixando passar, uma mentora incrível estava me oferecendo todo o seu know-how, de uma forma única e melhor, free!!!

Todos nós temos em nossa trajetória alguém que admiramos, quer seja pela sabedoria, talento, luta, profissionalismo, caráter, escrita, enfim pela verdade que carrega. E isso é extremamente positivo e necessário. Esse tipo de pessoa, que admiramos por essas e outras qualidades, chamamos de mentores.

Na carreira, os mentores ajudam a acelerar o processo. Eles, na maioria das vezes, já passaram pelo o que você já passou, e tem a resposta para poder de direcionar. Lembre-se: um mentor não te diz o que fazer, mas ele pode te mostrar o caminho de como chegar lá.

Sabe aquele velho conselho de vó? Aprenda com os erros e acertos dos outros, para não fazer do mesmo jeito? É por aí o pensamento.

Os mentores passaram por lá, levaram portas na cara, diversos "nãos", inúmeros telefonemas e e-mail's ignorados, e nem por isso desistiram logo de cara. Pelo contrário, estão aqui, entre nós, para dizer que sim, é possível! Sim, pode ser diferente! Sim, existe um caminho, e você é capaz de passar por ele!

Em outra esfera, temos aquelas pessoas em nossa vida, que sempre que precisamos tomar uma decisão, ou queremos comprar algo (casa, carro, apartamento), ou até mesmo em relacionamentos, recorremos aos conselhos dele ou dela.

Diversas família tem aquela típica matriarca (ou patriarca), que virou um oráculo familiar, que é consultado para todas as decisões dos membros, incluindo com quem fulano ou beltrano deve se casar. Eu sei que você se identificou!

Chamamos então, de conselheiro, ou counselor. Uma pessoa que está no ambiente corporativo, de negócios, de carreira, universitário ou acadêmico, para aconselhar. Isso mesmo, para bater um papo, trocar uma ideia. E olha como isso é fantástico!

  • Você já se pegou perguntando em meio ao seu curso, ou projeto, se realmente era isso que você deveria estar fazendo?
  • Me diz, quem te ajudou na busca por essa resposta?

Se você respondeu um pai, mãe ou amigos, fico muito feliz. Mas essa não é a realidade de muitos, pois vários de nós estamos distantes, e sem ter com quem falar sobre esses e tantos outros questionamentos.

A gestão 4.0, tão falada nesses últimos anos tem nos proporcionado meios de tornar processos metodológicos como esses que citei, ainda mais próximos e acessíveis a comunidade de universitários e de jovens profissionais. Fazendo com que aqueles gestores, mentores e conselheiros que antes viviam em grandes redomas de vidro (impostas pela própria sociedade mesmo), sejam quebradas e assim nos aproximem cada vez mais.

Esse momento em que migramos boa parte das nossas atividades para os trabalhos remotos, temos a oportunidade de também explorar esses novos métodos. Então, se eu posso te dar uma dica hoje é: EXPERIMENTE!

Busque conhecer um processo novo!

Busque entender como funciona algo que você ainda não conhece e dê uma chance ao desconhecido, ao desafiador, ao inovador. Tenho certeza que você tem muito mais a ganhar, pois conhecimento compartilhado é ganho dobrado.

Abraços do Brum!

Seu mentor :)

 

Comunidade do Estágio
Vinícius Brum
Vinícius Brum Seguir

ADM, Professor e Palestrante. - Representante do Conselho Regional de Administração do Estado de São Paulo (CRA/SP); - Educador Social no Instituto Ser+; - Embaixador do Capitalismo Consciente; - Mentor e Adviser na Junior Achievement (JASP);

Ler conteúdo completo
Indicados para você