Onboarding é o nome dado ao processo de recepção, treinamento e adaptação de um novo profissional em qualquer empresa. Do inglês, onboarding significa “embarcar”, ou seja, é o primeiro momento de contato com a cultura da empresa, pessoas, ambiente de trabalho e funções que até então foram conversadas somente por entrevistas.
O processo de onboarding é mais do que simplesmente dar as boas-vindas a um novo colaborador. Ele é uma oportunidade única para ensinar, orientar e integrar os novos funcionários na cultura, rotina e dinâmicas da empresa. Com um processo de onboarding eficaz, assegura-se que os novos colaboradores estejam preparados para contribuir de forma significativa desde o primeiro dia, aumentando a produtividade e o sucesso a longo prazo.
O processo de onboarding é a solução que as empresas encontraram para que haja uma boa integração entre a equipe e o trabalho flua de maneira mais produtiva. Afinal, contratar um novo funcionário é um sinal de sucesso da empresa — mas sua efetivação é apenas o primeiro passo de uma longa jornada.
5 benefícios do Onboarding
E para te explicar melhor sobre a importância do Onboarding na gestão de pessoas, te apresento cinco benefícios deste processo. Confira:
- Maior motivação dos colaboradores
- Melhoria na integração da pessoa com a empresa
- Retenção de talentos
- Redução da rotatividade
- É um tipo de treinamento e capacitação
Referências:
- Onboarding: o que é, como funciona e como implementar?
- Onboarding: o que é, boas práticas e como fazer - Gupy
- Onboarding: o que é e como colocar em prática na sua empresa
via GIPHY